Campeonato oficial de cubo mágico de Salvador, Ó Paí Open 2016, irá acontecer nos dias 03 e 04 de dezembro, no Colégio Marista de Patamares. A competição contará com 13 modalidades oficiais, sendo todas reconhecidas internacionalmente pela Associação Mundial de Cubo Mágico (World Cube Association). Os Delegados da WCA que irão certificar que todas as regras do regulamento oficial sejam cumpridas serão: Thaynara Santana (Aracajú/Sergipe) e Daniel Sheppard (Londres/Reino Unido).
O evento contará com participantes de outras cidades da Bahia além de Salvador, como Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Porções, Vitória da Conquista, dentre outras. Cubistas de Sergipe e São Paulo confirmaram presença além de uma participação internacional, Daniel Sheppard que virá do Reino Unido.
O que é Cubo Mágico?
O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Porém, sua explosão de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Ernõ Rubik demorou cerca de um mês para resolver o cubo pela primeira vez.
Ele tinha a intenção de criar uma peça que fosse “perfeita”, referindo-se à geometria, para ajudar a explicar conceitos de terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura, mas acabou criando um incrível quebra-cabeça com exatas 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis. O primeiro cubo foi desenvolvido com peças de madeira e cada um dos 6 lados pintados de cores diferentes para que os movimentos realizados pudessem ser observados com maior facilidade.
A sua solução era algo raro e valioso, o desejo de ver as seis faces do cubo reorganizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial.
Saiba mais sobre o evento aqui!