Eis um vasto tema para abordar sobre Harry Potter. Uma saga que passa a maior parte da história numa escola, com certeza tem muitos professores para apresentar. Sem dúvida lembraremos da situação que a disciplina “Defesa Contra as Artes das Trevas” enfrenta ao não manter um professor por mais de um ano. Só que existem muitas outras disciplinas e muita carga horária pra enfrentar no ano letivo de Hogwarts. Portanto, prestem atenção!
Aula de Transfiguração:
A Professora Minerva McGonagall leciona a matéria há anos, e antes dela o diretor Albus Dumbledore ensinava a disciplina que é obrigatória para os alunos do 1° ao 5° ano. A matéria é basicamente a transfiguração de objetos e animais, assim como a conjuração e desparecer de coisas. Ambos os professores pertenceram a casa Grifinória.
Aula de Poções:
Ainda que desejasse lecionar “Defesa Contra as Artes das Trevas”, o professor Severo Snape esteve na disciplina por ser extraordinário no manejo de poções, algo que exige bastante cautela e sangue frio na criação de soros, antídotos e poções. Após conseguir a disciplina desejada, Snape cedeu a vaga para o metódico professor Horácio Slughorn, que retornou a matéria obrigatória que era anteriormente sua. Ambos os professores pertenceram a Sonserina.
Aula de Herbologia:
Uma das aulas que são praticadas fora do Castelo, pois a disciplina inclui trabalhos manuais com plantas e fungos mágicos encontrados na estufa. Ministrada pela professora Pomona Sprout, a matéria obrigatória é bastante prática e exige muito cuidado. Provavelmente Herbologia seja uma das maiores responsáveis por acidentes graves em aula. A professora foi aluna da Lufa-Lufa e hoje é chefe da casa.
Aula de Voo:
A disciplina é obrigatória apenas para os alunos do 1° ano, onde aprenderão o básico sobre voo, entretanto, se o aluno desejar, a matéria extracurricular estará disponível para que ampliem a teoria e prática. Como recreação, as casas de Hogwarts participam de torneios de Quadribol, esporte essencialmente ligado ao Voo. A professora e juíza de Quadribol, Rolanda Hooch é expert em vassouras e já foi da Lufa-Lufa, onde aprendeu tudo o que fez dela uma atleta renomada.
Aula de Duelos:
Uma antiga disciplina que normalmente é lecionada pelos mesmos professores de “Defesa Contra as Artes das Trevas”, uma vez que poem em prática a habilidosa arte dos duelos, onde os alunos aprendem feitiços de defesa e ataque. A matéria não incentiva a violência, apenas em último caso. Os alunos que queiram praticar podem participar dos Clubes de Duelos que são formados no ano letivo. Gilderoy Lockhart e Severo Snape foram professores da disciplina.
História da Magia:
A disciplina obrigatória é bastante teórica e os alunos aprendem centenas de episódios da história do mundo mágico. Quem melhor do que o professor Cuthbert Binns para dar aulas? Ele é o único professor fantasma de Hogwarts. No livro, ele que conta a respeito da lenda da Câmara Secreta. O mais curioso é a sua história, onde morreu na sala dos professores em decorrência da idade e, sem perceber, foi dar aulas normalmente. Os alunos consideram sua aula a mais chata, ainda mais por ele não expressar emoções ao ler suas anotações. Normalmente ele entra na sua sala atravessando as paredes e o quadro negro.
Aula de Feitiços:
Aula básica que engloba todos os feitiços, exceto os vistos em “Transfiguração”. Nela vemos encantamentos de objetos e pessoas. O professor Filius Flitwick foi aluno da Corvinal, e ensina a importância de difenciar os feitiços e maldições.
Defesa contra as Artes das Trevas:
A disciplina é bastante requisitada no mundo da magia. Já foi lecionada por Quirinus Quirrell, Gilderoy Lockhart, Alastor Moody, Dolores Umbridge, Severo Snape e por fim Amico Carrow, responsável por ensinar a arte das trevas propriamente dita, e não sua defesa. Onde cada professor deu um foco em suas áreas de interesse, as aulas se tornavam práticas a depender da didática, mas em maioria eram teóricas. O ensino mostra como se livrar de Pragas, Maldições, Feitiços hostis, criaturas e outras ameaças mágicas.
Adivinhação:
Disciplina opcional da grade, onde os alunos aprendem a leitura de objetos e interpretação de sonhos. Como trata-se do futuro, muitas adivinhações podem ser equivocadas, o que faz desse um ramo bastante hipotético. A professora Sibila Trelawney leciona a disciplina há mais de 16 anos e já foi aluna da Corvinal.
Estudo dos Trouxas:
Outra disciplina opcional onde aprendem sob os aspectos da vida sem magia, sendo alvo de grande preconceito por parte de bruxos preconceituosos. A professora Caridade Burbage lecionava até ser assassinada por ser simpatizante e se envolver em causas trouxas. Aleto Carrow tomou a matéria e ao contrário de Burbage, desdenhava dos trouxas.
Trato das Criaturas Mágicas:
A matéria optativa mais popular é a que ensina como tratar as criaturas do mundo mágico. A professora Grubbly-Plank e o professor Rúbeo Hagrid foram os principais destaques na matéria que se resume a parte prática, e acontece ao ar livre, longe do castelo de Hogwarts, mas ainda dentro do território da escola. Livros essenciais como “Animais Fantásticos e Onde Habitam” de Newt Scamander e “O Livro Monstruoso dos Monstros” são importantes para conhecimento geral de espécies raras ou até extintas no mundo mágico.
Outras disciplinas como Runas Antigas(traduções), Aritmância (gráficos numéricos) e Astronomia (astros e estrelas) são áreas objetivas para quem deseja ocupações na economia, na ciência e na pesquisa do mundo mágico. Por fim, elas completam as aulas lecionadas em Hogwarts.
Quem já quer se matricular?