Harry Potter e os Professores de Hogwarts

João Fagundes
7 Min de Leitura

Eis um vasto tema para abordar sobre Harry Potter. Uma saga que passa a maior parte da história numa escola, com certeza tem muitos professores para apresentar. Sem dúvida lembraremos da situação que a disciplina “Defesa Contra as Artes das Trevas” enfrenta ao não manter um professor por mais de um ano. Só que existem muitas outras disciplinas e muita carga horária pra enfrentar no ano letivo de Hogwarts. Portanto, prestem atenção!

Aula de Transfiguração:

A Professora Minerva McGonagall leciona a matéria há anos, e antes dela o diretor Albus Dumbledore ensinava a disciplina que é obrigatória para os alunos do 1° ao 5° ano. A matéria é basicamente a transfiguração de objetos e animais, assim como a conjuração e desparecer de coisas. Ambos os professores pertenceram a casa Grifinória.

Aula de Poções:

Ainda que desejasse lecionar “Defesa Contra as Artes das Trevas”, o professor Severo Snape esteve na disciplina por ser extraordinário no manejo de poções, algo que exige bastante cautela e sangue frio na criação de soros, antídotos e poções. Após conseguir a disciplina desejada, Snape cedeu a vaga para o metódico professor Horácio Slughorn, que retornou a matéria obrigatória que era anteriormente sua. Ambos os professores pertenceram a Sonserina.

Aula de Herbologia:

Uma das aulas que são praticadas fora do Castelo, pois a disciplina inclui trabalhos manuais com plantas e fungos mágicos encontrados na estufa. Ministrada pela professora Pomona Sprout, a matéria obrigatória é bastante prática e exige muito cuidado. Provavelmente Herbologia seja uma das maiores responsáveis por acidentes graves em aula. A professora foi aluna da Lufa-Lufa e hoje é chefe da casa.

Aula de Voo:

A disciplina é obrigatória apenas para os alunos do 1° ano, onde aprenderão o básico sobre voo, entretanto, se o aluno desejar, a matéria extracurricular estará disponível para que ampliem a teoria e prática. Como recreação, as casas de Hogwarts participam de torneios de Quadribol, esporte essencialmente ligado ao Voo. A professora e juíza de Quadribol, Rolanda Hooch é expert em vassouras e já foi da Lufa-Lufa, onde aprendeu tudo o que fez dela uma atleta renomada.

Aula de Duelos:

Uma antiga disciplina que normalmente é lecionada pelos mesmos professores de “Defesa Contra as Artes das Trevas”, uma vez que poem em prática a habilidosa arte dos duelos, onde os alunos aprendem feitiços de defesa e ataque. A matéria não incentiva a violência, apenas em último caso. Os alunos que queiram praticar podem participar dos Clubes de Duelos que são formados no ano letivo. Gilderoy Lockhart e Severo Snape foram professores da disciplina.

História da Magia:

A disciplina obrigatória é bastante teórica e os alunos aprendem centenas de episódios da história do mundo mágico. Quem melhor do que o professor Cuthbert Binns para dar aulas? Ele é o único professor fantasma de Hogwarts. No livro, ele que conta a respeito da lenda da Câmara Secreta. O mais curioso é a sua história, onde morreu na sala dos professores em decorrência da idade e, sem perceber, foi dar aulas normalmente. Os alunos consideram sua aula a mais chata, ainda mais por ele não expressar emoções ao ler suas anotações. Normalmente ele entra na sua sala atravessando as paredes e o quadro negro.

Aula de Feitiços:

Aula básica que engloba todos os feitiços, exceto os vistos em “Transfiguração”. Nela vemos encantamentos de objetos e pessoas. O professor Filius Flitwick foi aluno da Corvinal, e ensina a importância de difenciar os feitiços e maldições.

Defesa contra as Artes das Trevas:

A disciplina é bastante requisitada no mundo da magia. Já foi lecionada por Quirinus Quirrell, Gilderoy Lockhart, Alastor Moody, Dolores Umbridge, Severo Snape e por fim Amico Carrow, responsável por ensinar a arte das trevas propriamente dita, e não sua defesa. Onde cada professor deu um foco em suas áreas de interesse, as aulas se tornavam práticas a depender da didática, mas em maioria eram teóricas. O ensino mostra como se livrar de Pragas, Maldições, Feitiços hostis, criaturas e outras ameaças mágicas.

Adivinhação:

Disciplina opcional da grade, onde os alunos aprendem a leitura de objetos e interpretação de sonhos. Como trata-se do futuro, muitas adivinhações podem ser equivocadas, o que faz desse um ramo bastante hipotético. A professora Sibila Trelawney leciona a disciplina há mais de 16 anos e já foi aluna da Corvinal.

Estudo dos Trouxas:

Outra disciplina opcional onde aprendem sob os aspectos da vida sem magia, sendo alvo de grande preconceito por parte de bruxos preconceituosos. A professora Caridade Burbage lecionava até ser assassinada por ser simpatizante e se envolver em causas trouxas. Aleto Carrow tomou a matéria e ao contrário de Burbage, desdenhava dos trouxas.

Trato das Criaturas Mágicas:

A matéria optativa mais popular é a que ensina como tratar as criaturas do mundo mágico. A professora Grubbly-Plank e o professor Rúbeo Hagrid foram os principais destaques na matéria que se resume a parte prática, e acontece ao ar livre, longe do castelo de Hogwarts, mas ainda dentro do território da escola. Livros essenciais como “Animais Fantásticos e Onde Habitam” de Newt Scamander e “O Livro Monstruoso dos Monstros” são importantes para conhecimento geral de espécies raras ou até extintas no mundo mágico.

Outras disciplinas como Runas Antigas(traduções), Aritmância (gráficos numéricos) e Astronomia (astros e estrelas) são áreas objetivas para quem deseja ocupações na economia, na ciência e na pesquisa do mundo mágico. Por fim, elas completam as aulas lecionadas em Hogwarts.

Quem já quer se matricular?

Share This Article
Mais um Otaku soteropolitano que faz cosplay no verão. Gamer nostálgico que respira música e que se sente parte do elenco das suas séries favoritas. Aprecia tanto a 7ª arte que faz questão de assistir um filme ruim até o fim. É um desenhista esforçado e um escritor frustrado por ser um leitor tão desnaturado. É graduando no curso de Direito e formado no de Computação Gráfica. “That’s all folks!"
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *