Playlist da Semana – 7 músicas que te levarão de volta aos anos 2000 (e alguns anos mais atrás)

Beca A M Marques
6 Min de Leitura

A música está sempre mudando, por que o mundo está sempre mudando. A cada década – ou ano, me arrisco dizer – temos uma mentalidade diferente, roupas diferentes e um estilo diferente.

Mesmo assim, é muito comum – muito bom – que nós gostemos de mais de um tipo de música, vindo de mais de uma época. Várias delas nos levam de volta pra nossa juventude ou infância, e essa é a proposta de hoje.

Especialmente para vocês, sete músicas que te levarão de volta aos anos 2000 (e alguns anos mais atrás).

7 – Lonely – Akon

Alguém se lembra do Akon? O artista que estourou em 2004 nos gêneros de R&B e Hip Hop (entre outros) teve diversos sucessos na época, e Lonely é um deles.

#Curiosidade: O refrão da música não foi escrito por Akon, mas faz parte da canção “Mr Lonely” de Bobby Vinton, famosa na década de 60.

6 – Anna Julia – Los Hermanos

Para a internet existem dois tipos de pessoas: Os que amam e os que odeiam Los Hermanos. A polêmica acontece porque o álbum onde a canção “Anna Julia” foi lançada é conhecido por ser diferente dos outros álbuns da banda e foi renegado por algum tempo por eles. Hoje em dia eles nem tocam mais a canção, dedicando-se mais ao seu estilo próprio.

Bem, eles não tocam, mas a gente ouve do mesmo jeito:

#Curiosidade: A música fez tanto sucesso que foi regrava em inglês com a participação de ninguém menos que George Harrison, ex-Beatle.

#Curiosidade2: A canção foi escrita por Marcelo Camelo, inspirada na estudante de jornalismo da PUC-Rio Anna Júlia Werneck, por quem ele era perdidamente apaixonado. Será que ela gostou?

5 – Big Girls Don’t Cry (Personal) – Fergie

Lançada nos anos 2000, essa é uma das músicas que me lembra minha época da escola. Eu posso muito bem ver a guria de cabelo preto cantando num inglês bem enrolado e sem sentido sem nem saber o que a música significava enquanto tentava não se entediar no engarrafamento. É claro que, hoje, ela me parece bem mais clara, e deve levar muito mais gente de volta à época.

Assista:

#Curiosidade: Essa é a única faixa do primeiro álbum solo de Fergie (The Dutchess) que pende para o lado do pop simples e suave, com violinos e violoncelos. Todas as outras têm uma pegada Hip Hop.

#Curiosidade2: A faixa é até hoje a mais famosa da carreira da cantora, com quase 4.000.000 unidades de venda.

#Curiosidade3: Big Girls Don’t Cry também ficou por quase 50 semanas na Billboard Hot 100.

4 – Wannebe – Spice Girls

“Se você quer ser meu amor, tem que se dar bem com minhas amigas”.

Preciso dizer muito?

São as Spice Girls! Friendship never ends!!

Assista:

#Curiosidade: Sabem esse clipe corrido e dinâmico? Pois ele foi filmado de uma vez só, sem cortes. Haja dedicação, em?

3 – Smells like teen spirit – Nirvana

Se fizemos uma lista de cantores e bandas que fazem falta, Kurt Corbain e Nirvana estariam bem no top 5. Primeiro single do segundo álbum da banda, “Nevermind”, lançado em 1991.

A canção virou o hino de uma geração e até hoje é conhecida como uma das melhores canções de rock de todos os tempos.

#Curiosidade: Numa entrevista em Janeiro de 1994 à Rolling Stone, o líder dos Nirvana Kurt Cobain revelou que “Smells Like Teen Spirit” foi uma tentativa de escrever uma canção ao estilo dos Pixies, uma banda que ele admirava bastante

2 – Ragatanga – Rouge

Acharam que eu ia esquecer?

Não existe um único brasileiro adulto que não conheça Ragatanga.

Quando o grupo Rouge estourou gente de todas as idades virou fã, e a música Ragatanga colou na cabeça da gente de uma forma que até hoje sabemos cantar de cor.

Assista ao vídeo e relembre:

#Curiosidade: Ragatanga é a versão brasileira de uma música em espanhol “The Ketchup Song”.

#Curiosidade2: O refrão “assererê rá derrê…” é uma piada com o tal do Diego, que não sabe inglês, mas gosta muito de uma música na língua. Como ele não sabe cantar, enrola (que nem muito de nós fazemos). Clique aqui para entender.

E, finalmente:

1 – Billie Jean – Michael Jackson

Não dá pra fazer uma lista desse tipo sem citar pelo menos uma vez o grande e revolucionário rei do pop.

Michael foi o precursor do gênero e até hoje serve de inspiração pra diversos artistas, e foi quase impossível escolher apenas uma entre diversos sucessos incríveis, mas Billie Jean foi a escolhida.

Confiram:

#Curiosidade: O primeiro “moonwalk” de Michael Jackson foi executado quando ele cantou “Billie Jean” no programa “Motown 25: Yesterday, Today, Forever“.

#Curiosidade 2: Nas gravações da música, Michael acertou os vocais em apenas uma tomada.

E aí? O que acharam? Esqueci alguma música? Não se preocupem, a lista provavelmente terá uma 2ª parte, depende só de vocês.

Share This Article
Follow:
Estudante de Cinema, sonhadora, apaixonada pelos livros e a doida de Game of Thrones. Se nem Nutella e doce de leite agradam todo muito, dificilmente eu irei.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *