De acordo com Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o Ministério da Cultura, comandado por Margareth Menezes, em iniciativa da Secretaria do Audiovisual, planeja lançar uma nova plataforma de streaming dedicada apenas a conteúdos nacionais.
Planeja-se que a plataforma contenha filmes, séries e documentários produzidos por equipes brasileiras como forma de facilitar o acesso a essas produções, além de incentivar suas exibições nas escolas. “A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual“, afirma o MinC.
Outro ponto importante é a unificação das produções e facilitação de acessá-las, cumprindo com o dever constitucional de simples acesso aos direitos culturais. “(O projeto) responde ao compromisso de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais.”, garante a pasta. “A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual“, acrescenta.
O projeto está em fase final de produção e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.