Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, Lee Sun-kyun, o ator sul-coreano conhecido pelo papel no filme Parasita, de Bong Joon Ho, foi encontrado morto na última terça-feira (26) dentro de um carro próximo ao um parque em Seul. De acordo com as autoridades policiais, a causa do falecimento foi um aparente suicídio. Ele tinha 48 anos.
Conhecido como “A Voz” por seus fãs na Coreia devido ao timbre grave, Lee é mais conhecido pelo público ocidental por interpretar Park Dong-ik, o patriarca da rica família dona da casa que é o cenário de Parasita, filme que fez história no Oscar em 2020. Pelo papel, o ator ganhou um prêmio como parte do elenco da produção no Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG Awards), também em 2020.
Nascido em Seul em 1975, Lee estudou drama na Korea National University of Arts e fez sua estreia na série Behind the White Tower, drama médico sul-coreano. Na televisão, ele também ficou conhecido pelas séries Drama City, Pasta e Miss Korea, todas em colaboração com o roteirista Seo Sook-hyang.
Em 2012, ele fez a transição para o cinema, e estrelou dois dos filmas de maior bilheteria do mercado sul-coreano daquele ano: Helpless, de Byun Young-joo, e All About My Wife, de Min Kyu-dong.
Em 2021, Lee protagonizou Dr. Brain, a primeira série original em coreano do Apple TV+, onde interpretou Koh Se-won, um neurologista frio e calculista que busca pistas por meio de experimentos cerebrais para desvendar um mistério familiar.
Lee deixou sua esposa e dois filhos.