Luta por Justiça | Uma história necessária de ser contada em nossos tempos

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura
Warner Bros./Divulgação

“Nós, negros, somos culpados desde o momento em que nascemos…”,

Essa frase dita por um dos personagens do longa reflete bem uma América de forte segregação racial, onde os negros continuam sendo condenados até que se prove o contrário por uma justiça que muitas das vezes traz dois pesos, duas medidas.

Adentrando no tema como algumas recentes produções tais como Os Olhos que Condenam e O Ódio que Você Semeia, Luta Por Justiça nos traz mais dessa triste realidade. Baseado no livro do advogado Bryan Stevenson,  recém-formado em Harvard, que abre mão de uma carreira lucrativa para auxiliar pessoas necessitadas.

O filme traz Stevenson (Michael B. Jordan) em sua dura luta para provar a inocência de Walter McMillian(Jamie Foxx), um homem negro, trabalhador do Estado de Alabama (EUA),que foi preso acusado de assassinar uma jovem e condenado a pena de morte devido a lei vigente no lugar, mesmo sem provas conclusivas.

Warner Bros./Divulgação

Construindo a história a partir de uma fórmula digamos comum no gênero de cinebiografias, o drama baseado em fatos reais segue seu roteiro completamente confortável em apenas retratar as circunstâncias verdadeiras vividas por Stevenson e seu pequeno escritório de advocacia que prestava assistência a negros sentenciados e suas famílias.

Apesar da estrutura formulaica, existe uma boa abordagem em temas como violência policial, escravidão e discriminação por raça e cor, o roteiro toca em assuntos importante dentro de Hollywood, mesmo ao tomar um caminho diferente dos atuais dramas raciais, já que explora muito mais o sistema prisional do que o racismo familiar. O tom é intenso, emocional e pesado e traz um excelente recorte histórico educativo.

Warner Bros./Divulgação

O diretor Destin Daniel Cretton conduz bem a trama e sabe valorizar os momentos calmos e os difíceis de digerir, colocando dor e misericórdia de forma dosada. Olho nele que também será o diretor de Shang-Chi na Marvel!

O elenco também se mostra bem comprometido com a produção. Michael B. Jordan, cada vez se mostra um grande ator de sua geração, seguro, passando a emoção necessária para que possamos nos colocar em seu lugar. Jamie Foxx talvez impressione ainda mais que Jordan no papel de McMillian. O eterno Ray, traz uma atuação sensacional com bastante expressividade, uma pena não ter ao menos uma indicação ao careca dourado. Brie Larson desempenha um bom papel, mas sua personagem não tem uma participação destacável na trama, o que chega a ser um desperdício de talento.

Apesar de seu terceiro ato um tanto apressado e uma estrutura em muitos momentos feita na formula básica pra buscar indicações, Luta Por Justiça é um ótimo filme que trata de uma importante história americana que precisa ser contada e recontada até que nós, como sociedade, possamos compreender as injustiças que cometemos a fim de corrigir e mudar-lá para sempre.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *