O diretor Justin Lin, que comandou a franquia Velozes & Furiosos do terceiro até o sexto filme e retorna para Velozes & Furiosos 9, comentou a revelação do retorno do personagem de Han (Sung Kang), como mostrando no primeiro trailer do longa. Para o diretor, a questão não era apenas agradar os fãs, mas também fazer justiça ao personagem introduzido em Desafio em Tóquio.
“Quando eu saí, eu senti que fizemos de modo apropriado e encerramos a jornada do personagem, mas foi por causa de algumas coisas que aconteceram que não fizeram sentido para mim, então eu quis que ele voltasse e queria explorar o por que”.
Lin provavelmente se refere ao fato de que o assassino de Han, como mostrado na cena pós-créditos do 6º filme, ter sido Deckard Shaw (Jason Statham). Com o desenvolvimento da franquia, Shaw não apenas saiu do papel de vilão e se tornou parte do grupo de Dom como ganhou seu próprio derivado, Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw. A decisão causou revoltas entre os fãs da franquia, que pediram justiça pelo personagem e iniciaram a campanha “Justice For Han”.
“Eu acho que o papel de trazê-lo de volta estava conosco, e queremos explorar o retorno do jeito que estamos acostumados”, concluiu Lin.
O ator Sun Kang também falou ao jornal Los Angeles Times sobre como é estar de volta à franquia, além de quais foram suas motivações para voltar:
“É emocionante. É como retornar para uma reunião familiar. É um relacionamento que vinha fazendo falta na minha vida desde o último ‘Velozes & Furiosos’.”
“Primeiro era fácil desconsiderar. Pensava: ‘será que o público tem mesmo voz?’. […] Quando Shaw apareceu e foi revelado que ele era o responsável e acabou convidado para fazer parte da família… Aí acaba-se pensando: ‘bom, esse personagem (Han) está sendo respeitado?’”, afirmou Kang.
Sobre o que esperar de Han em “Velozes e Furiosos 9”, Kang espera apenas por uma coisa: justiça.
“Sabemos quem e o que Han é. E estamos mais velhos agora. Esse Han é mais velho. As coisas que aprendemos como homens em nossas vidas pessoais, espero que isso possa transcender o que ocorre na tela. Espero que haja justiça”, concluiu o ator.
Na trama do novo filme, Dominic Toretto leva uma vida tranquila com Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho, mas a família sabe que há perigo além desse horizonte pacífico. A ameaça que surge força Dom a enfrentar seu passado para conseguir salvar as pessoas que ama. Sua equipe se une novamente para impedir um plano destrutivo conduzido pelo mais talentoso assassino e piloto que conhecem: Jakob (John Cena), que é também irmão de Dom.
O longa terá Vin Diesel, John Cena, Charlize Theron, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e Helen Mirren.
Velozes & Furiosos 9 tem estreia marcada para 21 de maio no Brasil.