A IV Mostra de Cinema CINE HORROR prepara uma programação especial para o dia de abertura: A exibição do documentário Horror Noire: A History of Black Horror.
A abertura da mostra de cinema será no dia 17 de outubro, a partir das 15:00, na sala Walter da Silveira. Após a exibição, haverá um bate-papo que terá como tema “A representação negra no cinema fantástico”, contando com a parceria da DarkSide Books, que está lançando o livro que inspira o documentário, de autoria da Dra. Robin R. Means Coleman. O livro traz uma ampla e profunda pesquisa sobre o papel e importância dos atores e cineastas negros no avanço da representatividade no terror. O documentário Horror Noire, produzido pelo streaming de terror Shudder, traz entrevistas com personalidades do cinema e da TV. Para a autora, o horror abre espaço como ferramenta criativa para o negro ocupar tanto a tela quanto o que há por trás das câmeras.
Os convidados para o debate são:
Alana Karolyne, cineasta e produtora.
Além de escrever e dirigir “A face do sonho”, a mesma atuou em outros trabalhos, como na produção no curta-metragem “CARMIM” de Eduarda Bango (2018), direção de arte em “QUANDO O LASTRO DERRUBA FLOR” (2019), do Coletivo Gran Maitre, e está realizando a assistência de direção de arte no clipe “PRESENÇA” (2019), pelo mesmo coletivo, e direção de arte e edição e montagem, em “O TEMPO EM NÓS” (2019) da Produtora Baiana Filmes.
Danilo de Oliveira – SEO e um dos criadores do site Cinesia Geek. Critico de por filmes,séries,games e cultura nerd/geek em geral.
Rafael Carvalho – Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), escreve para o Jornal A Tarde e para o site Moviola Digital. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia(UNEB). Integra a equipe de curadoria do Panorama Internacional Coisa de Cinema.
Raphael Lisboa de Souza – Professor de História da rede Estadual, formado pela UFBA em História e Literatura.
Além disso, o evento contará com a ilustre presença da camerata Opus Lúmen, parte integrante da orquestra do OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) na abertura do evento.
A Mostra ocorrerá nos dias 17, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro de 2019, com sessões iniciando às 14 horas e encerrando às 21 horas na Sala de cinema Walter da Silveira, localizada na Biblioteca do Estado da Bahia no bairro dos Barris.
As sessões têm classificação indicativa de 16 anos, entrada gratuita e sujeita a lotação das salas.