O filme “Carol” foi nomeado o melhor filme LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de todos os tempos, de uma lista que possui 30 filmes com aproximadamente 80 anos de história do cinema, seguido de perto por “Weekend“, do diretor britânico Andrew Haigh, e do drama romântico “Felizes Juntos“, de Hong Kong.
“Carol”, que foi lançado no ano passado e estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara, veio topo de uma pesquisa compilada para marcar o 30º aniversário do London lesbian and gay film festival, BFI Flare.
“A vitória de Carol nos empolga porque é ótimo ver um filme sobre duas mulheres apaixonadas alcançar tanta proeminência, especialmente dada a relativa ausência de conteúdo lésbico no cinema”, disse Tricia Tuttle, vice-responsável pelos festivais da BFI.
“Carol”, baseado no livro “The Price of Salt“, de Patricia Highsmith, de 1952, é a história de uma mulher casada e rica (Cate Blanchett) que se apaixona por uma ambiciosa vendedora nova-iorquina nos anos 1950, papel que rendeu a Rooney Mara uma indicação a melhor atriz coadjuvante no Oscar deste ano.
Fonte: The Guardian