Em Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido, uma produção da Paramount+ junto a F/Simas, Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando músicas do quarto álbum de estúdio da cantora de rock, Fruto Proibido, criado com a banda Tutti Frutti e lançado em 1975. Buscando manter todos os tons usados na versão original das músicas – além de algumas músicas extras de Rita e da própria jovem artista -, Manu canta com toda paixão e respeito que um ícone histórico e musical com a nossa amada Rita Lee merece.
- Shazam! A Fúria dos Deuses ganha novo e intenso trailer
- Pânico 6 | Filme ganha primeiro trailer completo
- Oscar 2023 | Confira os indicados ao prêmio da academia
Com um cenário inspirado na capa do LP de Fruto Proibido e uma direção criativa que funciona até o último detalhe – direção essa da própria Manu -, o projeto é lindo de ver em qualquer ângulo e uma demonstração impecável do que uma fã apaixonada, respeitosa e conhecedora da obra, pode fazer para homenagear seu ídolo. E claro, o talento da própria Manu transborda por toda parte, assim como o carisma da artista multifacetada que, em entrevista coletiva, afirmou que essa apresentação foi algo libertador para ela.
“Nesse projeto, coloquei minha voz em lugares que me davam medo. Fiz questão de manter os tons originais da Rita e, por isso, foi um desafio pra mim. Mas sinto que cresci muito como artista nesse processo. Estava na minha zona de conforto há muitos anos e quis exercitar esse desafio. A partir do momento que topei entrar nessa, foi uma delícia. Eu me libertei e me diverti muito”, afirmou Manu.
A banda que participa do acústico junto com Manu é composta apenas de mulheres – Alana Ananias (baterista), Ana Karina (contrabaixista), Juliana Vieira (violinista), Luana Jones (backing vocal), Mari Jacintho (tecladista), Michelle Abu (percussionista), Mônica Agena (violinista) e Paola Evangelista Lucio (backing vocal) -, e quando questionada sobre essa escolha, a cantora afirmou categoricamente que isso nem foi uma questão ou algo realmente pensado, foi bem natural.
Convidados por Manu a participarem da gravação, Liniker e Tim Bernardes entregaram interpretações marcantes, em especial Liniker, que cantando ‘Ovelha Negra’ junto a Manu, emocionou a plateia presente e quem assiste a gravação. A própria Gavassi contou que ficou emocionada em cantar com a amiga e em como Liniker aceitou sem precisar pensar quando ela fez o convite. “A gente se conectou de uma forma profunda, o convite foi natural e o aceitei também foi natural. Aquela apresentação mostrou coisas sobre mim, foi realmente mágico, e é, para mim, um dos momentos mais emocionantes da gravação, com certeza”, afirmou Manu.
Fruto Proibido foi gravado há quase 50 anos, mas Manu explica que as músicas fazem muito sentido para ela, provavelmente por Rita ter, na época, mais ou menos a mesma idade de Manu hoje. “São dúvidas que temos em comum sobre o agridoce que é ser uma jovem mulher na nossa sociedade. Entendo esse álbum como uma emancipação da Rita, uma transição de carreira após Os Mutantes e que acabou sendo um grande sucesso. Então, quando recebi o convite para gravar um Acústico MTV, achei que fazia mais sentido propor essa regravação do que algo relacionado à minha própria obra. Ainda sou uma artista em construção”, afirmou Manu Gavassi durante a coletiva.
O Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido será disponibilizado no Paramount+ dia 2 de fevereiro, e na MTV, às 20h20 do mesmo dia.