Harry Potter e os segredos dos Animagos

João Fagundes
6 Min de Leitura

Em o “Prisioneiro de Azkaban” tivemos conhecimento sobre os bruxos que podem se transformar em animais sem o uso da varinha, sabendo que nem todos são capazes de tal feito, uma vez que trata-se de uma habilidade muito complexa, além da burocracia que o Ministério da Magia submete ao  exigir um registro para que sejam considerados legais, evitando assim o uso em práticas ilícitas.

Ao se transformar em animal, o Animago mantém sua consciência e pode voltar a forma humana sozinho, no momento que desejar. Outra curiosidade é que você não escolhe o animal em que vai se transformar, e nem mesmo a forma corpórea do seu Patrono terá influência nisso, são coisas distintas. Dizem que o animago é um reflexo da personalidade de um bruxo.

Vamos conhecer alguns Animagos?

Minerva McGonagall é a primeira personagem que nos trouxe um contato com os animagos, o que em “A Pedra Filosofal” era fácil entender que a professora com vasto conhecimento em Transfiguração conseguisse fazer coisas incríveis, nesse caso se transformar em uma gata. McGonagall é uma das poucas registradas pelo Ministério da Magia, sendo uma animaga legal.

Peter Pettigrew enganou todos com sua forma de rato, vivendo com os Weasleys como Perebas, animal de estimação que Rony carrega consigo desde seu 1° ano em Hogwarts. Peter (“Pedro” na tradução) tinha o apelido de Rabicho nos tempos de colégio e é um animago ilegal.

pettigrew4

Sirius Black conseguiu fugir de Azkaban como um cachorro, habilidade que aprendeu na juventude e lhe garantiu o apelido de Almofadinhas. Seu animago também é ilegal, o que foi útil para não ser encontrado pelo Ministério da Magia, uma vez que estava na condição de foragido.

Tiago Potter, pai de Harry, se transformava em um cervo, por isso o apelido Pontas. Ainda que seja um animago ilegal, utilizava sua habilidade para conviver com Sirius, Peter e Remo Lupin.

Severo Snape é um animago. Ainda que o professor seja extremamente misterioso, temos absoluta certeza de que ele estudou muito para estar onde está, e ao fugir da batalha em “As Relíquias da Morte” se tornou um morcego, para a surpresa de todos.

Rita Skeeter, a irritante jornalista do Profeta Diário também é uma animaga ilegal. Se transformava num besouro e passava despercebida nos ambientes em que haviam assuntos para suas matérias, entretanto, nem mesmo assim deixa de distorcer as informações para torná-las algo mais impactante.

rita_at_trail

Babbity, a personagem presente nos “Contos de Beedle, o Bardo” se transformava em um coelho. A curiosidade é que na história ela podia falar, o que nenhum animago é capaz de fazer. De acordo com Dumbledore, Beedle provavelmente nunca conheceu um animago.

Outros animagos formam mencionados em cartas colecionáveis dos Sapos de Chocolate, a exemplo de Morgana Le Fay (pássaro), Falco Aesalon (falcão) que foi o primeiro animago legal, Cliodna (pássaro) e por fim Lisette de Lapin, bruxa condenada em 1422, onde fugiu de sua cela ao se transformar em um animal pequeno, o qual julgam ser o coelho que inspirou a história de “Babbity”.

tumblr_mnmzdoe81v1rc4kb8o2_1280

Lupin é um Animago?

Não. Remo Lupin (apelidado de Aluado) é um lobisomen, criatura que perde o controle em sua fase bestial. É uma confusão comum entre os fãs, já que ele vive com os amigos Thiago, Sirius e Peter, todos animagos. Algo interessante se olharmos que talvez ele se sinta mais aceito ao viver com os animagos que poderão ajudá-lo em suas transformações nas noites de lua cheia.

Dumbledore é um Animago?

Ainda que muitos julguem ser verdadeira, essa teoria se perde ao momento em que diz que Fawkes, a fênix de estimação de Dumbledore, é o diretor transformado em animal. Só que como seria possível Dumbledore e a fênix ocuparem dois espaços diferentes ao mesmo tempo? E quando Fawkes queima para logo depois ressurgir das suas cinzas? Dificilmente Dumbledore seria capaz disso.

fawkes

Bichento é um Animago?

Essa seria bem interessante. Seria o gato de Hermione um animago disfarçado de animal, assim como Perebas? Sabemos que Bichento é um gato bem velho e inteligente, sendo ele o que mais pertubou Rabicho quando estava como o rato de Rony, o que poderia ser uma tentativa de vingança por ele ter traído os Potter. Outro motivo é ele gostar de Sirius Black, mesmo que na forma de cachorro.

Seria esse o gato que Harry quase atropelou com a vassoura na infância? Sim, a teoria diz que o gato pertencia aos Potter, e depois foi adquirido por Hermione na loja de animais do Beco Diagonal, onde diziam que “ele estava lá há muito tempo, pois ninguém queria comprá-lo”. Uma grande teoria, por assim dizer.

Por fim, J.K. Rowling explicou que Bichento é um gato muito esperto e que ele é mestiço, não dando certeza da teoria, mas isso explica que ele é um meio-Kneazle (Amasso na tradução), animal presente no livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam” que tem a capacidade de detectar pessoas suspeitas ou indesejáveis. Outra curiosidade é que o Kneazle pode cruzar com gatos, o que justifica Bichento não ser um gato puro.

Curioso, muito curioso!

Share This Article
Mais um Otaku soteropolitano que faz cosplay no verão. Gamer nostálgico que respira música e que se sente parte do elenco das suas séries favoritas. Aprecia tanto a 7ª arte que faz questão de assistir um filme ruim até o fim. É um desenhista esforçado e um escritor frustrado por ser um leitor tão desnaturado. É graduando no curso de Direito e formado no de Computação Gráfica. “That’s all folks!"
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *