Tom e Jerry, dois dos mais conhecidos personagens das animações criadas por Hanna-Barbera depois de tanto tempo criando confusões na TV agora ganham sua versão live-action para os cinemas.
Ao invés de utilizarem do mesmo método feito com Scooby-Doo, a produção foca no estilo apresentado por Uma Cilada para Roger Rabbit e Space Jam e mescla pessoas e ambientes reais com animação 2D. O resultado é um filme para toda a família e traz a essência vista em mais de 50 anos dos personagens.
No filme, a rivalidade é reacendida quando Jerry se muda para o melhor hotel da cidade de Nova York na véspera do “casamento do século”, entre dois influenciadores famosos da cidade.
Em meio a isso, a jovem Kayla (Chloë Grace Moretz) é contratada pelo hotel e acaba se transformando na organizadora do evento. Com medo da repercussão de um rato no meio da festa, a organizadora contrata Tom para se livrar do bichano. O que ela não contava é que a batalha entre os dois ameaça destruir a carreira dela, o casamento e até o próprio hotel.
O longa dirigido por Tim Story (Quarteto Fantástico) não tenta recriar a roda e opta pelo simples, sendo algo que une a essência da animação clássica com tramas atuais em uma história bem divertida, que parece um grande episódio das séries animadas presentes de forma nostálgica em parte da infância de muitas pessoas. A história é basica com alguns contextos atuais sobre as redes sociais ou jovens tentando se estabelecer logo no mercado de trabalho, mas nada disso tem aprofundamento e servem para criar os clichês normais de lições a serem colocadas em filmes infantis.
Optar pela animação 2D e mesclar com ambientes e pessoas reais também é outro grande acerto do longa que deixa ele ainda mais nostálgico, o que é muito bom, pois tudo que vimos da dupla nesses anos está lá.
O elenco está todo bem e operando dentro das possibilidades dos personagens. Michael Pena talvez ganhe o maior destaque por sua interação divertida com os personagens animados. Chole também está se divertindo no papel, mas seu papel apesar de protagonista humana, fica um pouco ofuscada pelo seu parceiro pela diversão.
Quem é fã das séries animadas e quer fanservice, pode ficar tranquilo que Tom & Jerry: O Filme entrega várias referências a episódios famosos e frames conhecidos dos personagens, além de outras produções do cinema. O filme é um otimo programa para aquela gurizada ou pro papai ou mamãe que curtia horas e horas nas manhãs os episódios da dupla, Tom e Jerry: O filme é simples e nostálgico na medida certa.