Os jogos musicais já existiam há um bom tempo,clássicos como Parappa the Rapper, Busta-A-Moove, UmJammer Lammy, Guitaroo Man ou Beatmania já conquistavam o publico deste da era PlayStation 1, mas foi logo após os lançamentos de Guitar Hero e Rock Band que o gênero ganhou maior fôlego. Afinal, quem nunca duelou com os amigos esmagando botões em “Barracuda” ou reuniu a galera para fazer apresentações com sua banda virtual?Bom o fato que a Harmonix desenvolvedora dos dois primeiros games da serie Guitar Hero e criadora de Rock Band já tinha um histórico com esse gênero antes dessas series. FreQuency, o primeiro jogo criado pela desenvolvedora, e sua seqüência, Amplitude. Ambos foram lançados para o PlayStation 2 e obtiveram sucesso de crítica, mas não conseguiram alcançar tanta popularidade e acabaram passando batido por muitos jogadores.Pois se você não deu atenção para esses games não tem problema: Amplitude chega agora ao Playstation 3 e 4 em uma ótima versão com  gráficos modernos, novas músicas e a jogabilidade desafiadora de antigamente.

Com uma campanha no Kickstarted para poder trazer de volta o titulo,já que a empresa não tinha como produzir sozinha, o título arrecadou 844 mil dólares, quase 70 mil a mais do que o valor pedido inicialmente. Com isso, a equipe teve liberdade para ressuscitar um game cuja jogabilidade é familiar até mesmo para os fãs de outros jogos musicais.

Amplitude não exige nenhum periférico além do DualShock, o que é uma ótima notícia para quem já estava cansado de acumular instrumentos de plástico em casa. Enquanto a música toca, pequenas cápsulas descem por uma pista (ou esteira) vertical. Utilizando apenas três botões (L1, R1 e R2), o jogador precisa atingi-las no tempo certo para fazer com que a música seja executada corretamente. Assim como Rock Band, Amplitude possui várias pistas, cada uma representando um instrumento diferente, como guitarra, bateria, baixo, vocal e sintetizador. Entretanto, aqui você não terá uma banda para te ajudar e será preciso alternar entre as esteiras nos momentos indicados, acertando todas as seqüências de notas que aparecem em cada uma delas. Para facilitar um pouco as nossas vidas, existem alguns “boosts” que são adquiridos ao se acertar uma seqüência específica e garantem poderes especiais por um curto período de tempo. É possível, por exemplo, multiplicar seus pontos ou acertar todas as notas de uma só vez. Além disso, é claro, também estão presentes as barras de energia e de multiplicador de pontos que já são muito conhecidas pelos fãs do gênero.

Mas não pense que se você  que familiarizado com Guitar Hero no DualShock terá vida mais simplificada no game. Não mesmo. O jogo foi planejado pela Harmonix para ser o “estilo Dark Souls dos jogos musicais”, e não é à toa: conseguir acertar as seqüências de notas em uma esteira e mudar para outra rapidamente é uma missão bastante difícil, que vai exigir prática, raciocínio rápido e o uso constante da sua visão periférica, pois cápsulas brilhantes indicam qual é a hora correta de trocar de pista. Mas não se assuste: apesar de desafiador, Amplitude possui uma curva de dificuldade generosa e é acessível para todos os tipos de jogadores.

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Um outro detalhe a destacar é que  por incrível que pareça, a parte musical de Amplitude não é o seu chamariz. Com o predomínio de músicas eletrônicas, o jogo apresenta cerca de trinta canções, sendo que dez delas foram produzidas pela própria Harmonix. O restante inclui um pouco de tudo  desde de trilhas de games indie,até contribuição de artistas que ajudaram  na divulgação do Kickstarted.Na versão original havia musicas de bandas mais famosas  como David Bowie , Blink-182, Garbage e  P.O.D.  entre outros  o que pode causar uma estranheza para quem jogou o game de 2003 mas  como o reboot foi  financiamento próprio dar para se entender o porque.

Mesmo assim, este é um título que vale a pena ser experimentado, inclusive por quem não é muito fã de música eletrônica. Confesso que a primeira impressão que tive ao jogar foi de que as músicas são um pouco repetitivas, dando a idéia de que estava sempre ouvindo a mesma canção em uma versão longa.Mais logo prestei atenção  aos detalhes de cada melodia e interagir mais com a proposta do game.

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No geral, Amplitude é um tanto curto, apresentando apenas dois modos de jogo. Na ”Campanha”, você terá que concluir quinze músicas enquanto percorre a rede neural de uma paciente em coma. Cada região do cérebro da paciente representa uma canção específica.Esse modo não apresenta nenhuma história profunda e serve apenas como uma maneira de introduzir o jogo, caçar troféus e habilitar mais músicas e boosts. Exceto por isso, você não terá nenhum outro motivo para experimentar a campanha mais de uma vez.

Já outro modo o Quickplay esse sim é viciante e fará você jogar por horas, seja para bater seus próprios recordes ou mesmo para uma jogatina descompromissada. Há também um multiplayer para até 3 jogadores locais (não tem multiplayer online) em partidas cooperativa ou competitiva.

Amplitude é o tipo de jogo que não chamará a atenção pelo seu repertório, mas que merece ser experimentado por todos que gostam de títulos musicais, sejam fãs de música eletrônica ou não. Com uma ótima trilha sonora, visual hipnotizante e desafios para todos os gostos, o game é a prova de que a Harmonix acertou em cheio ao reviver este grande clássico e fazer um novo(ou até quem não conhecia em 2003) publico conhecer esse belo trabalho do estúdio.