O The Hollywood Reporter afirma que Fênix Negra pode ser o primeiro filme dos X-Men lançado pela empresa do Mickey.
O site cita como um dos indícios a recente mudança de lançamento do filme (para 7 de junho de 2019), que não tem conflito com nenhum outro lançamento do estúdio. Assim, essa decisão pode ter sido tomada pela própria Disney para começar a coordenar os lançamentos dos mutantes.
O Hollywood Reporter também fala sobre outras mudanças de datas recentes, como Morte no Nilo (2 de outubro de 2020), que antes iria competir diretamente com Star Wars IX nas bilheterias, e o terceiro filme da franquia Kingsman foi marcado para 8 de novembro de 2019, mais uma data sem nenhum outro longa da Disney. Todos esses seriam sinais de que a gigante do entretenimento já está tomando a frente dos negócios da Fox.
A sinopse oficial diz que em ‘Fênix Negra’, os X-Men enfrentam seu inimigo mais formidável e poderoso: Jean Grey. Durante uma missão de resgate no espaço, Jean quase morre ao ser atingida por uma misteriosa força cósmica. Quando ela volta para casa, essa força não só a torna mais poderosa, mas muito mais instável. Lutando com essa entidade dentro de si, Jean libera seus poderes de uma maneiras que não pode compreender nem conter. Com Jean perdendo o controle e ferindo aqueles que ela mais ama, ela começa a devastar a própria força que une os X-Men. Agora, com essa família caindo aos pedaços, eles devem encontrar uma maneira de se unir – não apenas para salvar Jean, mas também o nosso próprio planeta, ameaçado por alienígenas que desejam usar essa força para governar a galáxia.
Simon Kinberg dirige o filme, que chegará aos cinemas em 7 junho de 2019