Turma da Mônica: Lições amplia e amadurece tudo que deu certo em Laços

Danilo de Oliveira
5 Min de Leitura
Paris Filmes/Reprodução

A mais famosa turminha do Brasil está de volta aos cinemas! Depois do sucesso de Laços (2017) adaptação da graphic novel dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi era questão de tempo que a continuação fosse realizada. Também adaptada das graphic novel dos irmãos, Lições assim como as mensagens do quadrinho é um amadurecimento incrível em relação ao seu antecessor. Um filme impossível de não se emocionar se você for fã da turminha, assim como um ótimo programa para os que procuram um bom filme nessas férias.

Na trama, depois de uma tentativa frustrada de fugir da aula, Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo), Cascão (Gabriel Moreira) e Cebolinha (Kevin Vechiatto) estão numa enrascada: foram pegos no ato e a líder da turminha acabou quebrando o braço.  O acidente leva a escola a sugerir que as crianças devam gastar seu tempo com outras atividades, que as tirem da zona de conforto da amizade do grupo. E num movimento mais radical, Dona Luísa (Monica Iozzi) e Seu Souza (Luiz Pacini), pais da Mônica, decidem mudá-la de colégio e proibida de encontrar os amigos. Isso coloca em risco a peça ‘Romeu e Julieta’ que o grupo estava preparando para o Festival do Bairro do Limoeiro dali a alguns dias.

Paris Filmes/Reprodução

Se no primeiro longa serviu para apresentar o universo maravilhoso idealizado por Mauricio de Sousa, seus personagens principais e as suas relações, a sequencia aqui mais uma vez adaptando de forma magistral seu material fonte, ajustando aqui e ali sabiamente, tem como foco o aprofundamento dessas relações e a criação de novas, com o intuito de tratar sobre temas que incomodam, envergonham e amedrontam o quarteto. Como lidamos com as consequências e o amadurecimento nessa fase? Para crescer é preciso deixar de ser criança?

Cada personagem do quarteto tem um momento seu e com isso o roteiro escrito por Thiago Dottori e Mariana Zatz  consegue introduzir de forma perspicaz os novos personagens Marina, Milena, Humberto e o divertidíssimo Do Contra por meio dessa divisão de núcleos. Também é valido dizer que o universo dos quadrinhos é ainda mais expandido com personagem que assim como o anterior não fazem propriamente parte da historia adaptada, mas se encaixam bem, além de ampliar o escopo narrativo e trazer novas situações.

Paris Filmes/Reprodução

A direção de Daniel Rezende é ainda mais precisa e apurada. A construção do Bairro do Limoeiro e a expansão deste universo é perfeita e transporta a magia das páginas para a tela. Seu realizador entende isso muito bem e até sua forma de filmar certas cenas lembram bastante o tipo de enquadramento usado nas tirinhas dos quadrinhos.

O elenco também continua impecável! Giulia Benite mostra que nasceu para interpretar a Mônica – a jovem atriz ainda mais a vontade no papel incorpora com virtuosidade a protagonista e conduz incrivelmente a história. Laura Rauseo, com o arco de sua personagem, entrega uma Magali mais profunda que a do primeiro filme. Kevin Vechiatto continua infalível e carismático com seu Cebolinha e Gabriel Moreira brilha e traz inúmeras cenas engraçadas principalmente em conjunto com o Do Contra (Vinícius Higo). Alias os novos personagens encontraram interpretes perfeitos que se encaixam perfeitamente eles. Há e não se esqueçam claro da participação do próprio Mauricio de Sousa na produção e uma outra participação especial!

Paris Filmes/Reprodução

Turma da Mônica: Lições é uma experiência divertida e emocionante, capaz de aquecer o coração, sobretudo daqueles que assinavam as revistinhas de Mauricio de Sousa e puderam conhecer uma série de rostos que frequentavam o Bairro do Limoeiro. Um amadurecimento tanto fílmico como em seus personagens e interpretes da turma mais famosa do Brasil.

Ps: E não saiam da sala de cinema logo, pois há uma cena durante os créditos que farão os fãs ficarem ainda mais empolgados.

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *