Trolls 2 | Sucesso digital do filme gera boicotes por parte dos cinemas americanos com a Universal

Danilo de Oliveira
3 Min de Leitura
Universal Pictures/Divulgação

Trolls 2 está sendo um sucesso nas plataformas digitais nos EUA, tendo resultados superiores ao seu antecessor por lá. Com isso e a resposta do estúdio que fará lançamentos simultâneos no cinema e em plataformas digitais está gerando bastante desconforto entre as redes de cinema do pais.

A rede norte-americana AMC Theatres,uma maiores rede de cinema do mundo, informou que não exibirá mais filmes da Universal Pictures diante do anuncio do estúdio do lançamento simultâneo. A nova política de distribuição foi anunciada pelo CEO da NBCUniversal, Jeff Shell, ao Wall Street Journal: “Quando os cinemas reabrirem, nós esperamos lançar filmes em ambos os formatos“.

Em uma carta aberta à presidente da Universal, Donna Langley, o CEO da AMC Theatres, Adam Aron, declarou: “É desapontador para nós, mas o comentário de Jeff e as ações e intenções unilaterais da Universal nos deixaram sem escolha. De hoje em diante, imediatamente, a AMC não vai exibir filmes da Universal em nenhum dos seus cinemas nos Estados Unidos, Europa ou Oriente Médio. Essa política afeta todo e qualquer filme da Universal, passa a valer hoje e quando nossos cinemas reabrirem, e não é uma ameaça vazia ou imprudente

A carta afirma também que a rede de cinemas aplicará a mesma restrição para todos os estúdios que optarem “pelo abandono unilateral da janela de lançamentos corrente“, ou seja, que passar a lançar seus filmes simultaneamente nos cinemas e em plataformas de video on demand.

Entre os próximos lançamentos do estúdio estão Velozes & Furiosos 9 e Jurassic World: Dominion. O estúdio respondeu ao boicote da AMC Theatres dizendo que “no futuro, esperamos lançar novos filmes diretamente nos cinemas e também em video on demand quando este modelo de distribuição fizer sentido“. A Universal também apontou que lançar Trolls 2 em VOD foi a solução encontrada pelo estúdio com a atual situação de quarentena, que fechou diversos estabelecimentos, inclusive salas de cinema.

Por causa da quarentena, a AMC Theatres está com sérios problemas financeiros e é provável que declare falência se o isolamento nos Estados Unidos continuar por mais alguns meses.

Disponível há apenas três semanas nos EUA, Trolls 2 já arrecadou cerca de US$ 100 milhões em aluguéis digitais, trazendo um total de US$ 77 milhões para o estúdio, número maior do que foi atingido pela animação original. A diferença grande tem uma causa clara: a divisão do dinheiro entre o estúdio e os cinemas. Enquanto os donos das salas que exibem o filme ficam com 50% da bilheteria, a venda digital permitiu que a Universal ficasse com 80% dos ganhos. A bilheteria norte-americana do primeiro Trolls ficou em torno dos US$ 153 milhões e, após a divisão com os estabelecimentos, rendeu US$ 76,5 milhões.

Apesar disso, Trolls 2 chegará ao Brasil nos cinemas em outubro.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *