The Post: A Guerra Secreta reflete a importância social do jornalismo

Victor Fonseca
3 Min de Leitura

Conhecido por seus filmes de aventura e fantasias, Steven Spielberg vem investindo em filmes históricos nos últimos anos, como “Cavalo de Guerra”, “Lincoln” e “Ponte de Espiões”. Agora, com o seu novo filme, The Post – A Guerra Secreta, Spielberg se reencontrou, nos entregando um filme tenso, engraçado e empolgante sobre o jornalismo em um momento conturbado para a imprensa nos EUA.

Baseado em fatos, o argumento do longa acompanha a empreitada do jornal The Washington Post para publicar documentos secretos conhecidos como Pentagon Papers, referentes à Guerra do Vietnã. A descoberta desses documentos marcou o início de uma série de investigações sobre o envolvimento dos Estados Unidos na guerra e comprovou que a Casa Branca vinha escondendo informações do povo norte-americano durante muito tempo.

De um lado da história temos o jornal, personificado pela sua dona, Kay Graham (Meryl Streep), aliada ao seu editor-chefe, Ben Bradlee (Tom Hanks); de outro, o governo dos EUA, com o Presidente Nixon tentando impedir a publicação de reportagens — primeiro do “New York Times”, depois do “Washington Post”.

Todo o filme nos conduz para refletirmos sobre o quanto uma imprensa livre é essencial para se garantir a democracia de um país e fica a questão: até onde vai a ética do jornalismo?  A crítica à censura da imprensa está escancarada no roteiro. O diretor diz, inclusive, ter se inspirado na situação atual nos Estados Unidos para construir sua trama.

Com um elenco estrelar, as atuação são o forte do filme. Dona de 21 indicações e 3 estatuetas do Oscar,  Meryl Streep nos presenteia com uma interpretação impecável da socialite chefe do jornal, em uma sociedade extremamente machista. Ela entra em seu papel de tal forma, que nos esquecemos que ali é uma atriz interpretando um papel.

Outro grande nome do elenco é Tom Hanks. O ator está magnifico na pela do editor-chefe, porém seu personagem é muito previsível e não tem o mesmo impacto que Kay. As coisas ficam interessante quando os dois estão juntos. O relacionamento dos dois é amigável, mas quando a conversa entre eles fica mais ácida, a química é sensacional.

The Post: A Guerra Secreta é um filme que tem sua importância histórica. É sobre como o jornalismo livre pode mudar o curso da historia. Apesar de narrar um episódio da história dos EUA, o filme aborda valores são universais. Ao final fica a reflexão citada por Meryl Streep: A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes.

Share This Article
Follow:
Estudante de Jornalismo, mas formado em medicina após 14 temporadas de Grey's Anatomy. Viciado em séries e amante do cinema.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *