Há 7 anos atras a Naughty Dog trazia no final da geração do PS3, The Last of Us uma das maiores obras já feita no mundo dos games e até 2015 o maior vencedor de premiações da área de jogos (The Witcher 3 é o atual detentor da marca).
A jornada de Joel e Ellie marcou com uma narrativa emocionalmente desenvolvida na dupla de protagonista em meio ao mundo pós apocalíptico e redefiniu os rumos cinematográficos dos games desde de então.
Desde de anunciado o segundo capitulo veio carregado de muita expectativas e depois de muita espera e alguns atrasos eis que posso afirmar que The Last of Us Part 2 encerra essa geração com uma experiência de jogo verdadeiramente incrível em um dos títulos de aventura mais detalhados, equilibrados e maduros da atualidade.
A história do novo game ocorre 5 anos após os eventos do original, com Ellie, Joel e vários sobreviventes se estabelecendo em uma relativamente pacífica comunidade em Jackson, Wyoming. Os infectados ainda estão por aí … e ainda não há cura ou vacina, nem há muita informação sobre a possibilidade de um. A sequência final do jogo anterior meio que se certificou disso – para aqueles que talvez não tenham visto a Parte I. É claro que existem facções e assentamentos de outros humanos espalhados pela área que têm um pouco de história com entre si. Os vaga-lumes, os “antagonistas” de The Last of Us não podem ser encontrados na hierarquia atual, embora em seu lugar estejam a Frente de Libertação de Washington (WLF), bem organizada e bem equipada, e os serafitas semelhantes aos cultos (conhecidos como SCARS )
Existem alianças e acordos, e também muitas tensões ferventes entre grupos e indivíduos devido a ações e relacionamentos anteriores. Sem querer estragar potencialmente quaisquer pontos importantes da trama (e há muito para estragar) – a paz é quebrada quando o grupo de Ellie e Joel está envolvido em um evento que inicia a necessidade de Ellie se preparar e sair para fazer algumas coisas importantes.
A Naughty Dog adotou todas as técnicas de jogo, design visual, design ambiental e de sistema da franquia Uncharted e do The Last of Us original (junto com o DLC extra Left Behind) e as selecionou perfeitamente para The Last of Us Parte 2. O inventário simplificado, a árvore de habilidades e o sistema de criação são quase perfeitos e facilita bastante os jogadores que não prezam de um complexo gerenciamento,como também compromete pra os demais usuários. Além do sistema de atualização de armas que exige acesso a (também muito simples) mesas de artesanato, quase tudo pode ser feito em tempo real com o mínimo de esforço nos menus. Dizer que esse recurso causou um enorme impacto na minha experiência durante o jogo seria um eufemismo. E essa é apenas uma faceta bem ajustada do jogo.
Como seu antecessor, a Parte 2 ainda é sobre sobrevivência e, embora o mundo e os ambientes de jogo pareçam significativamente maiores que na Parte I, não é de forma alguma um jogo de mundo aberto. A experiência é guiada pela história, realizada diariamente, e não há retorno ou revisão real das áreas posteriormente, a menos que faça parte especificamente da narrativa. Há muitas casas e estruturas abandonadas estupidamente detalhadas, ambientes florestais incrivelmente exuberantes e acampamentos encharcados de chuva para esgueirar-se e recolher suprimentos. O jogo apresenta uma série de quebra-cabeças inteligentes e pequenos desafios de travessia utilizando objetos ambientais e de inventário – algumas idéias que vimos em títulos posteriores de Uncharted e mais alguns novos. Não faltam surpresas por toda parte.
Falando em momentos especiais, visualmente, The Last of Us Part 2 é absolutamente outra coisa. Eu joguei o game em um PS4 Pro e seriamente, com os tipos de gráficos que a Naughty Dog coagiu o console a renderizar no final da vida útil do hardware provavelmente rivalizará com a primeira onda de títulos do PS5. Mesmo em ambientes maiores e complexos, o jogo parece significativamente mais suave que os 30fps, o que é, sem dúvida, graças ao movimento sutil e refinado incorporado ao motor gráfico. Os recursos de 4K e a iluminação habilitada para HDR são de primeira linha, e a folhagem interativa, está entre as melhores vistas nesta geração. A quantidade de horas trabalhadas na construção, design e decoração de interiores de habitações, casas, aquários, teatros, restaurantes, edifícios de escritórios, de quarteirões residenciais inteiros a pequenos acampamentos, só mostra como valeu os anos para esse lançamento. Os ambientes variados também são extremamente interativos, o que é bastante influente na jogabilidade, desde explorar a esgueirar-se e até lutar.
Tão lindos quanto o mundo, os modelos de personagens do game são a verdadeira estrela do show. É até difícil imaginar que eles sejam renderizados em tempo real no hardware de geração atual, pois certamente são da mais alta qualidade – de animação a texturização – que vi em um console até agora. As facções inimigas e os infectados são igualmente bem projetados e, no caso de corredores, clickers, inchaços e outras entidades mutantes, horrorizam de perto e de longe. Não há dúvida de que o inevitável patch PS5 para o jogo será insano, visualmente falando.
The Last of Us Part 2 é uma experiência estressante e implacável quase o tempo todo, e embora haja algumas interrupções muito necessárias na ação e um pouco de levianidade aqui e ali, esses interlúdios não duram muito. Manter Ellie e seus amigos vivos cobra seu preço, e o jogo condiciona os jogadores a se movimentarem e a ficarem cientes de seus arredores quase sempre. Os elementos humanos na Parte 2 são freqüentemente mais perigosos, maliciosos e numerosos do que os infectados, e eu me lembro de ter sido o contrário no jogo original. As opções ofensivas, desde mortes furtivas, combates a curta distância, bombas de luz, coquetéis Molotov, até explosões incendiárias de espingarda de cano duplo e rifles semi-automáticos de longo alcance (para citar alguns) têm resultados visuais e auditivos brutais (quando você também está recebendo).
A habilidade de “escuta”, que fornece um pouco da visão de raio-x do inimigo na sua área local, está novamente disponível na sequencia. Apesar de não precisar muito disso na original depois de uma jogada parcial, eu me vi usando muito mais aqui, devido ao ambiente ser maior e esconderijos menos óbvios e movimentos e patrulhas mais orgânicos e imprevisíveis. O ritmo deliberado, o sentimento geral de pavor e a necessidade de sentar-me constantemente na beira do assento e / ou cerrar os dentes provavelmente foram parte da decisão de utilizar a habilidade com mais regularidade também.
É super difícil entrar na história sem spoilers sérios, então tentei dançar da melhor maneira possível. Naughty Dog sempre foi boa em contar histórias convincentes, mas eles levam isso para o próximo nível com The Last of Us: Part 2. Essa estrutura também é a prova definitiva de que os jogos não são apenas puro entretenimento; eles acrescentam algo e fazem você pensar de uma certa maneira, tornando-o muito mais que um passatempo divertido. O estúdio trabalhou muito bem o roteiro em um jogo que é fantástico de experimentar em termos de aventura, a história se desenvolve de forma sólida e os personagens são todos de grande valor,fazendo o efeito ser sublime no contexto do todo,sério, as mensagens, o sentimento, tudo flui de forma orgânica aqui.O trabalho de voz em todo o quadro é fantástico, o que não é inesperado para um título da Naughty Dog. A trilha sonora é dosada, e em seu lugar, efeitos ambientais e loops de fundo que aumentam progressivamente de intensidade, dependendo da situação. Você pode sentir quando algo ruim está chegando – e na maioria das vezes você estar certo.
Com uma história fascinante, personagens complexos, jogabilidade interessante e visuais e áudio deslumbrantes, The Last of Us Part 2 é provavelmente uma das experiências mais polidas dos videogames por aí e é muito fácil obter uma ótima pontuação e encerrar o dia. Mas, honestamente, graças ao ritmo intenso, assunto maduro e situações estressantes, pode não ser para todos. Definitivamente,há muito aqui a ser visto, sentido e compreendido; e talvez essa compreensão venha só alguns dias após o término do jogo… É uma experiência exaustivamente emocional, que nos acaricia e esbofeteia o tempo inteiro, nos faz questionar e olhar por perspectivas não imaginadas.As opiniões serão diversas, mas assim como seu antecessor que marcou a geração passada, o game vai colocar sua marca nessa geração e se torna um forte candidato a game do ano.