Em entrevista ao The Daily Beast, Matt Reeves deu mais detalhes sobre sua abordagem ao Homem-Morcego em The Batman. Segundo ele, sua proposta para a Warner foi algo diferente e mais humanista:
“Eu falei: olha, agradeço que vocês queiram que eu faça um filme do Batman, mas eu não quero fazer apenas isso. Quero fazer um filme do Batman que tenha uma chance de ser diferente, humanista, e que possa usar metáforas do gênero. É a mesma razão pela qual fiz os filmes de Planeta dos Macacos. Aqueles longas foram incrivelmente pessoais para mim, além de tudo”. Reeves diz que ficou positivamente surpreso quando a ideia foi aceita pelo estúdio.
“Lembro de ter dito quando me convidaram, ‘Aprecio que vocês me queiram na direção do próximo Batman, mas para isso acontecer, preciso deixar claro que quero fazer algo diferente, usando metáforas do gênero, pois foi assim que abordei a franquia de Planeta dos Macacos.’ Deram sinal verde baseado nessa ideia, e quando apresentei a primeira versão do roteiro, todos se mostraram muito empolgados. Junto com meus parceiros, escrevi isso por um bom tempo, quase dois anos, e o estúdio foi muito paciente. Outro ponto importante é que conseguimos grandes atores, incrivelmente talentosos. Vem sendo um sonho, honestamente.”
O diretor confirmou ainda que filmou 1/4 do longa antes da quarentena pelo coronavírus. “Quando for a hora certa e segura, vamos voltar. Foi um momento realmente interessante para explorar. Robert é um ator fantástico, temos vários atores incríveis. Tem sido empolgante embarcar nessa jornada com eles e sentir que estamos fazendo algo realmente diferente”.
O elenco de The Batman conta com Robert Pattinson no papel principal, Zöe Kravitz como a Mulher-Gato, Paul Dano como o vilão Charada e Colin Farrell como o Pinguim. Jeffrey Wright, de Westworld, será o Comissário James Gordon e Andy Serkis viverá o fiel mordomo Alfred.
The Batman chegará aos cinemas em 25 de junho de 2021. Ainda não se sabe se a paralização da produção por causa do coronavírus afetará a data de estreia do longa.