‘Temporal’ aborda de forma sensata como lidar com sofrimento mental

Lívia Patrícia
2 Min de Leitura

Muitas vezes durante dores emocionais e psicológicas a vida parece preta, branca e cinza, justamente a paleta de cores escolhida, de forma assertiva, por Hyna Crimson, membra do Coletivo Carrapato Estrela, na sua HQ “Temporal”. O enredo fala de uma jovem enfrentando problemas na família, grandes descobertas sobre si mesma e se sente vazia.

Capa de 'Temporal' por Hyna Crimson
Capa de ‘Temporal’ por Hyna Crimson

Indomável – Uma HQ repleta de nostalgia e muita ação

A história é bem simples e deixa claro que aquele é só um recorte da história da personagem, o que achei bem legal pois mostra que a situação em que ela está – assim como a de muitas pessoas no mundo – pode ter solução. O design dos personagens é bem simples, combinando com suas personalidades e trazendo elementos que vão ajudar na narrativa. Achei que a tipografia escolhida para os poucos balões de fala não combinou tanto com esse espaço que é naturalmente reduzido e incomodou um pouco na hora de ler, mas, de modo geral, a utilização dos recursos visuais típicos das histórias em quadrinhos foi boa.

De acordo com dados do Ministério da Saúde o suicídio é a quarta maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Diferente de outras obras de ficção que abordam a temática, “Temporal” traz a importância não só dos amigos, mas de um tratamento com profissionais. Hoje, 10 de setembro, Dia internacional do combate ao suicídio, é muito importante prestigiar obras como a de Hyna Crimson, que levantam debates e lidam com esse assunto tão importante para a saúde de forma responsável e delicada.

Share This Article
Lívia é estudante do bacharelado interdisciplinar artes, bailarina e uma curiosa nata, não é a toa que tenha se atraído pelo mundo da literatura e dos filmes. No Cinesia escreve justamente sobre uma dessas paixões: livros
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *