As comédia teen estão em alta no Brasil. Obras desse estilo principalmente adaptadas de livros de autores como Thalita Rebouças, Paula Pimenta e outros, essas produções ganharam popularidade com a ascensão de estrelas da TV como Larissa Manoela, Maísa, Klara Castanho e outras.
Larissa Manoela está de volta as telonas em mais uma dessas comédias com Tá Escrito, divertida comédia romântica onde a atriz se mostra cada mais completa e carismática, em seu melhor papel em produções do gênero.
O filme acompanha Alice (Larissa Manoela), uma jovem leonina formada em astronomia e que não gosta de falar em público, mesmo porque as pessoas não costumam se interessar pelo que ela tem a dizer. Ela mora com a mãe (Karine Teles), virginiana obcecada por organização, e com o irmão (Kevin Vechiatto), que faz de tudo para atazanar sua vida. Os planos de Alice são conseguir se dar bem no emprego no planetário e ir morar com seu namorado (André Luiz Frambach). Mas tudo dá errado, ela é humilhada em sua apresentação no trabalho e o namorado termina com ela para se dedicar à carreira. Além disso, ela é sempre comparada com a prima, uma influenciadora de sucesso, com quem não tem mais amizade.
Sua amiga Marina (Caroline Dallarosa) resolve apresentar Alice para os gerentes de uma mansão para influenciadores, Pedro (Victor Lamoglia) e Nanda (Emira Sophia), mas acontece uma confusão, já que é vaga disponível para trabalhar com eles é para uma astróloga. Mesmo assim, ela resolve aceitar, afinal também conhece um pouco sobre os signos e está precisando de um emprego.
Em meio as frustrações de sua vida, chega um recebido para Alice: um livro em branco que contém algumas instruções sobre o que pode acontecer quando o horóscopo é escrito nele. O livro mágico promete tornar realidade qualquer previsão astrológica escrita em suas páginas. Mesmo cética, Alice resolve tentar e escreve previsões pensando apenas em seu benefício. Porém, algumas coisas acabam fugindo de seu controle.
O roteiro de Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz sabe explorar bem o clichê de obras onde o protagonista encontra algo mágico que lhe concede benefícios e passa a usar sem certa consequência, para fazer um ótimo contexto com o cotidiano dos jovens atualmente.
As analogias a Death Note são bem visiveis e tem ótima sacada até pra os amantes da cultura pop se sentir mais em sintonia com filme, visto que a utilização do livro tem semelhança com a obra do famoso anime.
A direção de arte e a direção de Matheus Souza é muita concisa e sabe bem aproveitar as temáticas do longa pra colocar em tela, isso ainda é mais ajudada por seu elenco carismática.
Larissa Manoela dispensa apresentação, e entrega seu melhor papel em uma obra desse gênero. Sua Alice é esperta e insegura a o quanto o que fazer da vida e suas situações com os demais personagens do filme geram momentos hilários. Victor Lamoglia também tem carisma pra seu personagem ganhar um bom destaque no longa.
Tá Escrito é uma divertida pedida pra essas férias. Um filme que dialoga de forma simples mas efetiva em temáticas atuais dos jovens, como relacionamento, toxicidade e superexposição das redes sociais, além de descobertas, conflitos, trabalho e amizades.