No começo do verão não foram poucas as apostas que davam a “Popa da Bunda”, do grupo Attooxxa, o título de grande sucesso do Carnaval que se anunciava. Na virada do ano, entretanto, houve quem estivesse convencido de que “Agora Vai Sentar” e “Vai Malandra” seriam os sucessos que não sairiam da boca das pessoas durante a folia. Fato superado, talvez, quando o avalanche viral de “Que Tiro Foi Esse” da Jojo ex-Toddynho surgiu no começo de 2018 e fez todo mundo gritar novamente “que hino” e anunciar a nova faixa do Carnaval.
A música e o viral, porém, foram esquecidos quando surgiu MC Loma já na boca do feriado com seu “Envolvimento”. A faixa arrebatou novamente o coro de “que hino” de todo mundo e o título de música do Carnaval que a esta altura já não pertencia a mais ninguém em específico, apenas ao hit mais novo, aquele que tinha surgido por último
De “que hino a música do Carnaval” em “que hino a música do Carnaval”, a grande impressão que fica no término da festa é de que não tivemos realmente uma música que marcasse os dias do rei momo. Pode ser cedo, mas é impossível comparar, mesmo que minimamente, qualquer uma das músicas com os fenômenos que foram “Lepo, Lepo”, “Rebolation” e “Ana Julia” do Los Hermanos (que sim, foi música do Carnaval já). Foram tantas paixões avassaladoras e repentinas que a festa acabou solteira em uma casa cheia de hits que provavelmente serão esquecidos nos próximos anos, talvez semanas.
Sem querer bancar o tio que fala sobre o avanço da internet na vida cotidiana, o avanço da internet na vida cotidiana pode ser o grande vilão da equação. Fugindo da consagração das ruas que só uma boa repetição incessante faz, daquelas vistas em rádio, as candidatas ao título de música do Carnaval deste ano vieram todos da rede. De lá herdaram o comportamento padrão: Tudo que é novo é um hino absoluto e substitui aquilo que fica velho cada vez mais rápido.
Entendendo esse padrão, inclusive, a Mc Loma já tratou de anunciar que vai lançar uma música por semana. O lançamento de “Treme Treme” é cimentar a proposta de fazer com que a carreira da cantora fuja do que aconteceu com as candidatas a música do Carnaval: a efemeridade.