Em comunicado oficial, a Embracer Group anuncia que firmou um acordo com a Square Enix para adquirir alguns dos principais estúdios ocidentais por US$ 300 milhões, incluindo Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montréal.
O catálogo de propriedade intelectual desse acordo traz ’Tomb Raider‘, ‘Deus Ex‘, ‘Thief‘, ’Legacy of Kain‘, e mais de 50 outros títulos.
Há a expectativa da aquisição ser concluída entre julho e setembro deste ano.
Lars Wingefors, co-fundador e CEO do Embracer Group disse:
”Estamos entusiasmados em receber tantos estúdios no Embracer Group. Reconhecemos a fantástica propriedade intelectual, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados várias vezes nas últimas décadas. Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte do Embracer.”
Phil Rogers, CEO da Square Enix America and Europe concluiu:
“O Embracer é o segredo mais bem guardado nos jogos: uma enorme e descentralizada coleção de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável, e aumentar nossas franquias existentes para suas melhores versões de sempre. O Embracer nos permite forjar novas parcerias em todos os meios de comunicação para maximizar o potencial de nossas franquias e viver nossos sonhos de fazer entretenimento extraordinário.”
A empresa também explicou por que decidiu vender seus principais estúdios ocidentais para a Embracer Group:
”A transação ajudará a empresa a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará o valor corporativo, acelerando o crescimento dos principais negócios no domínio do entretenimento digital.”
Daqui para frente, as funções de desenvolvimento da Square Enix incluirão seus estúdios no Japão, Square Enix External Studios e Square Enix Collective.
Outro fator importante é que algumas franquias ocidentais continuarão sendo publicadas pela Square Enix, como ’Just Cause‘, ’Outriders‘ e ’Life is Strange‘.