Há 25 anos chegava as telonas Space Jam: O Jogo do Século, longa que reunia os conhecidos Looney Tunes juntamente com o astro do basquete Michael Jordan. A abordagem era simples e com o tempo gerou uma aura clássica ao filme.
A Warner em 2021 decidiu trazer um novo longa, o que gerou expectativa e preocupação entre os fãs do original. Trazendo agora o atual astro da NBA LeBron James, Space Jam: Um Novo Legado, é uma quase uma atualização do classico de 1996 para o novo publico, mas claro ainda deixando aquele ar nostálgico para os fãs de outrora.
O novo filme, mostra que durante uma viagem ao estúdio da Warner Bros, o astro da NBA LeBron James e seu filho acidentalmente ficam presos em um mundo que contém todos os personagens e histórias da Warner Bros. que está sob o controle de uma força chamada Al G. Com a ajuda de Pernalonga, LeBron deve navegar por um mundo nunca antes imaginado, cheio de cenas e personagens icônicos de filmes enquanto eles reúnem os Looney Tunes para resgatar seu filho perdido.
Em termos narrativos esse novo Space Jam é uma atualização da aventura anterior, se utilizando das tendências atuais para entreter o publico alvo de hoje, mas claro trazendo a nostalgia em sua veia. Se espera algo a mais pode acabar se decepcionando um pouco, mas a aventura em nenhum momento vende mais do que se propõe a ser.
O roteiro feito a pasmem 16 mãos (sim OITO roteiristas) exploram uma salada mista de referencias da WarnerMedia, de séries como Game of Thrones e Rick and Morty até clássicos filmes do estúdio como Matrix, Harry Potter e Casablanca, tudo tem seu momento zoação e reverência. Aqui também apesar de haver um jogo de basquete(que dessa vez atualizado para uma forma de game), o foco é um pouco mais para cerne familiar e claro que em um longa para um publico amplo as mensagens e lições sobre família(calma Vin Diesel rsrsrs!) estão presente, mas a aventura é extremamente vibrante, mega colorido e cheio de easter-eggs e que consegue nos fazer rir de diversas situações que apresenta.
Apesar de não ser um ator, James assim como Jordan no anterior consegue desempenhar bem seu papel. Don Cheadle está se divertindo a beça no papel do vilão e isso é nítido em cena e acaba roubando a cena (a versão dublada nacional fica ainda mais divertida).
No aspecto técnico o longa é incrível! Tanto na construção dos personagens em animação no estilo original, quanto na criação das suas versões 3D o longa sobra no quesito qualidade e usa e abusa do colorido para conquistar os fãs. A inserção dos personagens em cenas de diversos sucessos da Warner é feita com muito cuidado. Temos cenas que remetem e homenageiam tramas como Matrix, Mad Max, Harry Potter e muitas outras, que tem um uso de CGI pra lá de criativo. As cenas de ação são divertidas e o colorido toma conta da telona. O grande confronto na quadra de basquete acontece e dura um pouco mais do que deveria, mas no geral entretém.
No final, Space Jam: Um Novo Legado é divertimento e nostalgia para todos! O novo longa é uma celebração aos filmes da Warner Bros, às pessoas que os fazem e, claro, aos icônicos personagens dos Looney Tunes. Repleto de easter eggs, piadas clássicas e um toque de nostalgia, os fãs do longa original com certeza se divertirão, enquanto novos públicos ficarão maravilhados com o espetáculo moderno apresentando e sua cadência em direções maiores, ousadas e caóticas – no sentido bom, claro.