Do mesmo diretor do documentário Bahêa Minha Vida, Marcio Cavalcante, Sou Carnaval de São Salvador entra um pouco dessa festa que atrai milhões de pessoas e retratar a baianidade que o nosso povo tem nela.
Narrada como se fosse a própria festa narrando(representada na voz do ator João Miguel) a produção retrata a história da festa baiana, transitando pela música, cultura, povo e dança, para tentar entender o por quê de tanta loucura.
Filmada durante os carnavais de 2014 a 2018, o diretor passeia na historia (trazendo reconstituições de época), entre o sagrado e o profano para trazer e falar de uma festa que representa a alegria de um povo. Com o tempero baiano (com gírias e trajetos de nossas figuras)Marcio e sua equipe exalta amor e representatividade, ao abordar o social e o cultural da festa. Entrevista com figuras carnavalescas e foliões, o documentário sabe dosar muito bem em contar uma historia secular e nos envolver e respirar com o carnaval em tela sem ficar cansativo.
Além de exaltar e mostrar a festa como uma entidade viva, o longa também sabe bem fazer um paralelo social dela em vários contexto. O passado se mistura com o presente e o Carnaval com certeza abre uma boa reflexão disso.
Não só representando uma festa, mas um povo como todo, Sou o Carnaval de São Salvador é a compreensão que o baiano é um povo a mais de mil.