O Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA) e os grandes estúdios, representados pelo AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), parecem ter chegado a um acordo satisfatório para ambos os lados, que pode acabar com a greve da categoria, hoje em seu 146º dia. A notícia foi divulgada ontem, dia 24, pelo comitê negociador do sindicato aos seus membros.
“Podemos dizer, com orgulho, que esse acordo é excepcional, com ganhos significativos e proteções para roteiristas em cada setor dos nossos membros”, escreveu o Comitê de Negociação do WGA em email enviado para os membros.
“Podemos dizer, com orgulho, que esse acordo é excepcional, com ganhos significativos e proteções para roteiristas em cada setor dos nossos membros”, escreveu o Comitê de Negociação do WGA em email enviado para os membros. pic.twitter.com/C3waP88HAT
— Cinesia Geek (@CinesiaGeek_) September 25, 2023
A AMPTP confirmou a notícia, mas nenhum dos lados detalhou os pontos do acordo que, segundo o WGA, não podem ser revelados até o contrato estar em sua versão final. Pedindo paciência dos membros, o Sindicato ainda escreveu em sua declaração que o que resta agora é “nos certificarmos de que tudo que acordamos esteja codificado na linguagem final”.
Agora o novo acordo será enviado para passar por aprovação via voto dos 11 mil membros do WGA. Na fase atual, o WGA pede que membros suspendam seus protestos, mas não retornem ao trabalho.
A greve do Sindicato de Roteiristas começou em 2 de maio e marca hoje o seu 146º dia de paralisação.