Sessão Cine Horror de março tem programação em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura

O terror feminino está mais diversificado do que em qualquer outro momento da história. Porém, quando se trata de entretenimento, as mulheres ainda são desproporcionalmente atraídas para um gênero sobre trauma, vitimização e perda de controle, limitando o envolvimento das mulheres a transar, gritar ou morrer. Sendo o Horror um confronto com as verdades indescritíveis de uma época (fundado em um meio patriarcal, com um extenso histórico de objetificação do corpo feminino) faz-se urgente espaços de discussão e contemplação acerca dos produtos audiovisuais de Horror realizados por mulheres. O Cine Horror propõe uma análise fílmica sobre a obra “Desejo e Obsessão” (Trouble every Day, 2001), com direção de Claire Denis, criando um espaço de troca de informação contrapondo essa tradição machista e exaltando os produtos fílmicos produzidos por mulheres que subvertem isso.

Em “Desejo e Obsessão”, Claire Denis nos entrega um filme carnal e doentio envolto na atmosfera cult do New French Extremy. A narrativa começa mostrando Core (Beatríce Dalle), uma mulher sensual e enigmática que é resgatada por Léo Semeneau (Alex Descas), ao lado do corpo de um homem que Core tinha acabado de matar durante o ato sexual. Core é mantida trancada por Léo em casa – talvez a única maneira de o médico controlar sua esposa. Em paralelo conhecemos o casal Shane (Vincent Gallo) e June Brown (Tricia Vessey), americanos que estão em lua de mel na França. Aviagem tem outro propósito para Shane, que procura por Léo, que já havia conduzido uma perigosa pesquisa sobre o problema da mulher.

O espectador, mero voyeur, acompanha a voracidade dos personagens no ritmo lento da câmera, alternando entre a repulsa total e o desejo feroz pela vida dos personagens. Com elementos marcantes tanto do terror quanto do erotismo, não é possível encaixar “Desejo e obsessão” em um gênero apenas. Claire Denis nos presenteia com a degradação humana pelo viés da vontade visceral e do sexo animalesco sem limitar o que há de mais instintivo no ser humano.

Sobre o filme:

Desejo e Obsessão (França, 2001)
Direção: Claire Denis

Roteiro: Claire Denis, Jean-Pol Fargeau

Produção: Georges Benayoun, Philippe Liégeois, Jean-Michel Rey

Elenco: Vincent Gallo, Tricia Vessey, Béatrice Dalle, Alex Descas, Florence Loiret Caille, Nicolas Duvauchelle, Raphaël Neal, Aurore Clément.
Duração: 140 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse: Shane (Vincent Gallo) e June (Tricia Vessey) casaram-se recentemente e estão em plena lua-de-mel em Paris. Shane é um homem atormentado por ter um grande apetite sexual e, por causa disto, decide procurar seu velho conhecido Léo Semeneau (Alex Descas), um médico com quem trabalhou em experiências sobre a libido humana. Entretanto, o Dr. Semeneau está atualmente à procura de Coré (Béatrice Dalle), sua esposa, que era mantida presa no quarto mas fugiu. Shane decide ajudá-lo e acaba encontrando-a, agachada sobre um rapaz ensanguentado e cheio de mordidas.

Serviço:

CINE HORROR apresenta: Desejo e Obsessão  – 13 de março, na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – Fone: 3116-8120). Horário: 18:30. Entrada franca.

Realização: Pig Arts e Gore Bahia. Apoio: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *