É oficial: Rupaul’s Drag Race ganhará uma versão brasileira. A Endemol Shine Brasil (que nos trouxe o Masterchef) em um acordo com a Passion Distribution, irá comercializar uma versão brasileira do reality de competição entre drag queens que está no ar desde 2009 nos EUA.
A diretora geral da Endemol, Juliana Algañaraz, diz que o crescimento de Rupaul diante do público, principalmente nas redes sociais, facilitou o interesse nesse movimento estratégico de trazer o programa para o Brasil, já que os fãs são numerosos e bem engajados. “Agora temos os direitos de produção do formato no Brasil, como fazemos com o Masterchef” disse Eduardo Gaspar, diretor criativo da Endemol.
A marca registrada é Rupaul’s Drag Race Brasil, mas o projeto ainda está em fase de comercialização, e portanto não tem nenhum contrato com qualquer emissora. Algañaraz comenta: “No momento estamos vendendo cotas de patrocínio para marcas e depois vamos oferecer para os canais. Este projeto tem potencial para ser branded content, afinal, diferente de outros projetos, é algo que vai gerar tendência. Consideramos a ‘next big thing’”.
Nos dias de hoje Rupaul’s Drag Race é uma referência no que diz respeito a mostrar o mundo da cultura drag e a diversidade na comunidade LGBTQA+. Além de ser um marco na história da TV não apenas americana, mas mundial. Muitos de seus episódios batem recorde de audiência em seu horário de exibição, ficando atrás apenas das transmissões dos jogos da liga de basquete. Além de ser o reality mais comentado nas redes sociais, subindo nos trend topics no Twitter durante toda a hora de exibição de seus episódios.
“Estamos muito felizes de representar esse formato no Brasil e poder gerar conteúdo de qualidade sobre o mundo drag, cuja cena nacional está ganhando cada vez mais espaço. Hoje temos Pabllo Vittar, Gloria Groove, Aretuza Love… e muitas outras drags”, disse Eduardo.
Da mesma forma que o original, personalidades importantes do cenário nacional participaram dos episódios. Porém, no momento, a versão brasileira ainda não tem um apresentador, mas a presença de Rupaul é uma garantia, se não em todos os episódios, pelo menos em alguns: “Ele tem um desejo pessoal de vir ao Brasil e quer pessoalmente participar o máximo possível. De alguma forma teremos a participação dele”, completa Juliana.
E então, qual a aposta de vocês para a drag brasileira que irá apresentar o programa? Que as apostas comecem…