Roteiristas dos EUA aprovam greve em votação histórica

Victor Fonseca
2 Min de Leitura

Como já se esperava, os membros da Writers Guild of America (sindicato dos roteiristas dos EUA) aprovaram o estado de greve para terça-feira, 02 de maio. O resultado da votação é que surpreende. 96.3% dos 6.310 mil membros que participaram votaram “sim”.

Tal resultado não significa que tudo está perdido, pois as partes voltam à mesa de negociações nesta terça-feira (25) e tem até às 00h da próxima segunda-feira (1º) para chegar num acordo. Caso não dê certo, o sindicato entrará oficialmente em greve.

O impasse deriva de negociações frustradas com a Aliança de Produtores de Filmes e Televisão, que quer cortes nos planos de saúde do Sindicato, além disso, os roteiristas pedem aumento do salário mínimo para a classe, a possibilidade de trabalhar em vários programas ao mesmo tempo e pagamento por transmissões em streaming equivalentes aos de reprises na TV. O contrato atual entre as entidades encerra-se dia 1º de maio, 10 anos após a greve de 2007

Em um comunicado, a Aliança afirmou que está empenhada para chegar a um acordo, já que “a greve de 2007 machucou a todos” e os roteiristas “perderam mais de US$ 287 milhões em compensações que nunca foram recuperados”.

A greve que aconteceu entre 2007 e 2008 mudou e moldou Hollywood como temos hoje. Algumas das atrações afetadas foram Lost (4ª temporada), Prison Break (3ª temporada), Breaking Bad (teve a 1ª temporada com número de episódios reduzida), Grey’s Anatomy (4ª temporada reduzida à metade), Prison Break, Os Simpsons, Smallville, Heroes e muitas outras.

Share This Article
Follow:
Estudante de Jornalismo, mas formado em medicina após 14 temporadas de Grey's Anatomy. Viciado em séries e amante do cinema.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *