Comecei minha leitura com minha expectativa alta, e o livro não me decepcionou em nenhum momento. Se você leitor, achou Correr ou Morrer totalmente angustiante e intrigante, James Dashner eleva o nível da trama com muito mais revelações, dúvidas e traições.
A narrativa (que continua em terceira pessoa, mas voltada para Thomas) começa de onde terminou o primeiro livro, Thomas e seus amigos em um refúgio onde pensam estar seguros e a salvos após a saída turbulenta do labirinto criado pela CRUEL. Mas claro, os experimentos apenas estão começando e os clareanos terão que enfrentar algo muito pior que um labirinto.
– “Mas o artigo que necessitamos ainda está e falta. Portanto tivemos que aumentar as apostas e este é o momento da Segunda Fase. O momento de as coisas ficarem difíceis”.
Os primeiros capítulos se passam praticamente em um único lugar, mas é a base dos mistérios por vim. Muito é revelado neste segundo livro, mas para nós significa mais perguntas em torno do que está ocorrendo com os Clareanos, qual o propósito daquilo tudo, e o que vem após cada encerramento de capitulo.
Tudo neste livro me pareceu bem colocado, equilibrado e com uma narrativa bem elaborada. James a meu ver acertou em tudo, desde os capítulos mais curtos cheios de significados e a inclusão de novos personagens que mostram sua necessidade no contexto da história. O cenário desenvolvido pelo autor nos conduz para corredores em completo breu, um deserto escaldante cheio de perigos e diversas surpresas. O fato de este livro possuir mais diálogos deixa a narrativa mais leve e nem chega perto de ser cansativa, como foi em alguns trechos de seu antecessor.
Não quero me aprofundar na relação de Thomas e Teresa por motivos de spoiler. No começo da leitura tinha um conceito, e ao longo de todo o livro ele foi mudado diversas vezes. A relação dos dois personagens é construída e aprofundada de forma equilibrada mesmo que em muitos trechos pareça confusa e não faça menor sentido. Dúvidas surgem na questão de ações cometidas por eles. Dasher com certeza soube pregar peças.
Maze Runner: Prova de Fogo consegue transmitir toda aflição, adrenalina dos personagens e medos para o leitor de forma espetacular. Com revelações, mistérios, reviravoltas entrelaçados em uma narrativa totalmente contundente e eletrizante deixa um ótimo gancho para o último livro da trilogia.