Como eu Era Antes de Você (Me Before You) é um livro de romance e drama escrito por Jojo Moyes e lançado em 2012, recentemente conhecido por sua adaptação cinematográfica com Emilia Clarke (conhecida por interpretar Daenerys Targaryen na série de TV Game of Thrones) e Sam Claflin (conhecido por interpretar Finn Odair na franquia cinematográfica Jogos Vorazes).
A vida de Lou é simples. Sua família trabalha muito para se sustentar numa pequena cidade da Inglaterra, ama sua irmã, pais, avô e sobrinho, tem um relacionamento estável e ama seu emprego, mas tudo muda quando a lanchonete onde trabalhou por seis anos é fechada e a jovem se vê procurando um novo emprego. Louisa Clark é diferente da maioria das outras jovens: Ela é extremamente otimista, excêntrica com suas roupas, falante como uma criança e não é do tipo que aguenta alguns tipos de emprego (ao menos os que envolvem morte e gritos). Tudo parece estar dando errado quando ela finalmente encontra uma oferta que atenda suas necessidades.
Will Traynor é um homem na casa dos trinta que viveu sua vida sendo extremamente ativo até um acidente tirar praticamente toda a sua mobilidade e se transformar em nada mais que uma criança dependente dos pais para os atos mais simples. Quando Louisa Clark aparece é contratada por sua mãe para cuidar de suas necessidades não-médicas, ele imagina que ela não passa de outra jovem irritante até sua amizade começar a se desenvolver.
Contada por mais da metade do tempo pelos olhos de Louisa, o livro nos empurra uma visão um romantizada demais de um assunto delicado, embora o fim realista compense a falta de seriedade. Boa parte dos personagens também são simplesmente rasos, o que incomoda bastante.
Embora bem escrita e bela a obra soa bastante genérica e se equala, a romances como a Saga Crepúsculo, sendo construída basicamente para atrair o público feminino e/ou adolescente que não parece se interessar exatamente por livros. Não é um romance devorável, mas também não é intragável.
Esse ano o livro foi adaptado para o cinema pela Warner, e a adaptação foi bastante semelhante à obra, com pouquíssimas mudanças além de contar com diversos atores britânicos amados e conhecidos por todos.
No Brasil, o livro foi distribuído pela Intrínseca, foi traduzido por Beatriz Horta e possui uma sequência nomeada como “Depois de Você”, lançada em 2015. Ainda não se sabe se ela também será adaptada.