Resenha: Caixa de Pássaros

Willyam Nascimento
3 Min de Leitura

Lançado pela Editora Intrínseca, Caixa de Pássaros é romance/ suspense de estreia do autor Josh Malerman, que nos entrega um livro tenso e angustiante.

Normalmente quando lemos história que narram um apocalipse, ou o “fim da humanidade” etc, sempre são zumbis, guerras travadas  contra (com)  máquinas ou criaturas. Mas o Josh eleva esse patamar e nos apresenta algo muito interessante. Em seu livro, ao passo que as pessoas veem algo, elas acabam morrendo de alguma maneira terrível e inexplicável. Isto é algo que vai acontecendo de forma crescente ao longo que a história é contada.

O autor tem o cuidado de contar para os leitores o surgimento da “epidemia”. E o que começam com casos isolados, se torna algo descomunal por todos os lugares e as pessoas começam a entrar em pânico. O único modo de se proteger é usar uma venda nos olhos e deixar a o ambiente no qual se encontra totalmente fechado.

Nesse mundo caótico, está Malorie que nos guiará em uma narração entre o passado e presente (em capítulos alternados) dos fatos, sendo narrados em terceira pessoa, no qual o Josh acerta, já que uma boa parte do tempo os personagens utilizam vendas, o que poderia prejudicar a descrição dos detalhes se fosse uma narração em primeira pessoa.

O livro brinca com que muitos temem, uma boa parte das pessoas possui um grande medo daquilo que não vê, e na história, enxergar é sinônimo de morrer. O ambiente criando pelo escritor, leva a você querer saber a cada capítulo o que está causando as mortes, e o porquê disso aquilo tudo. Existe uma boa construção no ritmo do livro, e com os capítulos bem curtos, a leitura flui de maneira bem rápida.

Para um escritor estreante, Josh conseguiu de primeira criar personagens fortes e bem elaborados, com histórias de fundo que convence. Fiquei impressionado com a construção da personagem Melorie, ela parte de um ponto zero e consegue chegar ao ponto 100 em menos de 300 paginas.

Existem certos tipos de finais de livros que sempre dividem opiniões e Caixa de Pássaros entra nesta grande lista. Tenho certeza que muitos não gostaram do final que o Josh deu a toda história, seja por se apegar a um personagem ou mesmo a decisões que alguns tomaram. Mesmo com as reviravoltas, e que reviravoltas, senti que faltou um algo mais, mas nada que seja um fator crucial para compreensão.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *