“Aconteceu naquele Verão” é um livro organizado por Stephanie Perkins, que conta com a reunião de vários contos de amor de verão através da imaginação de vários autores diferentes. Com 12 contos no total, a antologia incorpora vários aspectos do chamado “amor de verão”, um assunto relativamente comum em filmes, séries ou livros.
Com seus vários autores de vários estilos diferentes – alguns famosos, como Veronica Roth e Cassandra Clare, e outros que valem à pena conhecer –, as histórias são de tamanhos semelhantes, mas de assuntos completamente distintos. Eu, particularmente, nunca havia imaginado que um tema pudesse ter tantas nuances e ser ambientado em tantos universos diferentes, indo de parques de diversão, até lendas folclóricas.
A obra também acerta no quesito diversidade, com casais que variam de orientação sexual, interesses, e personalidade no geral, ao contrario do que eu particularmente esperava. Os personagens são completamente distinguíveis uns dos outros, e os contos também. O primeiro conto, por exemplo, dá a leitor um leve ar de mistério e suspense logo na introdução, algo que mantém durante toda a história, quem é focada em Gracie, o Idgy Pidgy e Eli, e tem um desfecho bastante inesperado. Outro exemplo, que talvez possa ser classificado como o melhor conto do livro – pra mim – é “Prazer Doentio” de Francesca Lia Block que me surpreendeu com seu ar leve e vintage de ‘San Junipero’.
Por ser tão variado, o livro também não é perfeito. Alguns dos contos são melhores que os outros com um ou outro sendo até entediante. “O Mapa das Pequenas Coisas perfeitas” de Lev Grossman é um exemplo disso. Embora o autor tenha claramente tentado, o enredo – que começa atraente – se arrasta um pouco até o fim que, por acaso, é altamente previsível.
Ainda assim, por sua variedade, ele agrada dos mais românticos aos fãs de mistério. Além disso, é ótimo para viagens e para aqueles que não querem se apegar muito à uma história, já que todas se fecham num curto período de tempo e não se estendem como livros convencionais.
Nessa mesma proposta foi lançado ano passado ou retrasado (não lembro), O Presente do meu grande amor que traz diversos contos e talz. Eu li vários mas acredito que tive o mesmo problema, alguns autores não conseguiram me prender tanto ao seu conto. Estou ansiosa para ler Aconteceu Naquele Verão,mas já sei que não devo ir com muita sede ao pote.