Atenção: Este artigo contém Spoilers da série Game of Thrones e da saga As Crônicas de Gelo e Fogo. Prossiga por sua própria conta e risco.
A sexta de temporada de Game of Thrones já está na metade e ouvimos com um pouco de frequência o termo “Príncipe que Foi Prometido” sem que muitos entendam o significado do termo.
O Príncipe que Foi Prometido é o personagem principal de toda a série, o dono da canção de Gelo e Fogo (para os que não sabem, “A Song of Ice and Fire” é o nome original da série de livros) e também é chamado de Azor Ahai. Logo na segunda temporada fomos introduzidos e Melisandre e sua crença de que Stannis Baratheon seria o herói, mas já está bem claro que ele não será o salvador do mundo.
Salvador? Sim. Um pequeno resumo da lenda do Azor Ahai vai explicar isso:
8000 anos antes da chegada de Aegon, no período da longa noite, Azor Ahai foi o homem que enfrentou os vagantes brancos e os derrotou com sua espada. As tentativas de forjá-la foram três:
Na primeira, ele levou 30 dias e 30 noites para forjar sua espada, mas quando a mergulhou na água ela se quebrou.
Na segunda, foram 50 dias e 50 noites que originaram uma espada melhor que a primeira. Para testá-la, dessa vez, ele capturou um leão e mergulhou a espada no coração do animal, mas ela também se partiu.
Na terceira, ele forjou a espada por 100 dias e 100 noites e pediu que a esposa Nissa Nissa desnudasse o peito, onde ele cravou a espada. A combinação do aço com sua alma deram origem à luminífera.
A Profecia:
Tanto nos livros quando na série, Melisandre acreditava veemente que Stannis Baratheon era o Azor Ahai. Ele foi “renascido” no meio da fumaça numa cerimônia de pedra do dragão e empunhou uma espada de fogo que chamava de luminífera, mas antes mesmo do personagem morrer o próprio Meistre Aemon deixa implícito que ele é uma farsa, já que a espada não
“Depois de um longo verão, quando a estrela vermelha sangrar no céu, o Azor Ahai irá retomar como o príncipe prometido, nascido em meio a sal e fumaça para enfrentar a espada luminífera e enfrentar o Grande Outro em nome de R’hllor.”
Com os avanços do show, temos dois grandes palpites para quem será o Azor Ahai:
1) Daenerys Targaryen:
A nova profetisa vermelha as série, Kinvara, tem certeza de que a rainha de Mereen é a salvadora do mundo e ela realmente se encaixa bem no papel.
Ela nasceu no meio de uma tempestade em Pedra do Dragão e renasceu em meio a fogo e sal quando sacrificou o Khal Drogo, uma referência ao sacrifício da esposa do primeiro Azor Ahai. O sal seriam suas lágrimas e fogo… Bem, o fogo seria o próprio fogo mesmo. Nessa mesma ocasião, ela despertou os dragões de pedra (Seus ovos de dragão estavam petrificados e nasceram depois de toda aquela fumaça). No mesmo dia em que ela sacrificou o marido e os dragões nasceram, um cometa vermelho passou pelo céu.
Em valiriano o termo que foi traduzido como “príncipe” é neutro e pode se referir a ambos os sexos.
Porém:
Daenerys não tem uma espada que emana calor, mas o nome da espada “Luminífera” no original é “Lightbringer” que seria, na tradução literal “Portadora de Luz.”. Como profecias nunca devem ser levadas ao pé a letra, os dragões podem ser sua representação da espada.
2) Jon Snow.
Se antes a ressurreição de Jon Snow era uma teoria, hoje ela já é uma certeza (e a nova comemoração para o dia 1º de maio, a propósito). Ele (ainda) está perto do Norte e muito perto dos vagantes brancos, e Melisandre vê Snow sempre que olha as chamas em busca de respostas pelo Azor Ahai nos livros. Na série de TV ela já declarou que acredita que o jovem é o príncipe prometido.
Existe uma lenda sobre um dragão adormecido nas criptas de Winterfell e o novo objetivo de Jon é tomar de volta o lar de sua família que está dominada pelos Bolton, o que se encaixa no conceito da luminífera.
Os fãs que acreditam que Snow é o príncipe prometido também creem que a espada luminífera é uma referência à patrulha da noite, o grupo que protege a muralha dos Outros/vagantes brancos. Jon, nos livros, já teve sonhou consigo mesmo lutando contra os outros com uma espada de fogo antes mesmo de conhecer a profecia.
Porém:
Existe uma profecia que diz que o Azor Ahai/Príncipe prometido vinha linhagem de Aerys II (o rei louco) e Rhaella Targaryen, pais de Daenerys. Ninguém sabe bem a origem de Jon Snow e, embora os fãs acreditem que ele é filho de Rhaegar Targaryen (o filho mais velho do Rei Louco) e Lyanna Stark (irmã de Eddard Stark), ainda não recebemos nenhuma comprovação.
Outra ideia bastante aceita é de que o Azor Ahai não é só uma pessoa, mas um conjunto de pessoas e provavelmente a combinação entre Jon e Daenerys. Imaginem só a junção? Daenerys, Jon, a Patrulha da Noite, os Dragões e os Vagantes Brancos numa mesma batalha??
Mas e vocês, o que acham? Quem pode ser o Azor Ahai?