Atenção: Este artigo contém Spoilers do episódio 4 da 6ª temporada de Game of Thrones e de basicamente boa parte da série e dos livros..
Ele também está cheio de opiniões e previsões para o futuro da personagem em questão.
Prossiga por sua própria conta e risco.
Ontem o 4º episódio da Season 6 deixou muitos fãs agitados. Sansa e Jon se reencontraram (e foi lindo), Brienne e Tormund trocaram olhares (falaremos sobre isso logo se depender de mim), Osha morreu e Melisandre agora está servindo a ninguém menos que o ressurreto Jon Snow, mas o fim do episódio foi o que despertou mais discussões.
Daenerys Targaryen emergiu, mais uma vez e em toda a sua glória, do fogo e todos os Dothraki se curvaram e a aceitaram como líder.
Reveja a cena:
Atenção: O vídeo a seguir pode conter conteúdo incômodo/inapropriado para alguns. Sintam-se avisados
https://www.youtube.com/watch?v=oEHauwu4Y6s
Todos nós sabemos que o grande começo de Daenerys Targaryen como líder foi na pira funerário de seu marido Khal Drogo, de onde ela emergiu intacta do fogo com seus três dragões recém nascidos.
Entre o fim da 1ª Temporada e hoje, a Khaleesi se tornou adulta, conquistou grandes cidades, construiu exércitos libertou escravos, perdeu um pouco da moral com seus dragões e se transformou numa rainha um tanto medíocre em Mereen.
Você não precisa ser um aficionado (ou só leitor) pelos livros pra perceber que, embora com todos os recursos disponíveis, Daenerys simplesmente se esqueceu ou desistiu de seu primeiro objetivo de vida: Conquistar Westeros de volta. No decorrer do enredo a Mãe de Dragões está tão concentrada em abolir a escravidão (uma causa nobre) que sua história acabou por se tornar tediosa para diversos fãs, mas sua ida para Vaes Dothraki representa uma nova chama de esperança para todos nós.
Uma das profecias mais importantes sobre a vida da personagem foi feita no segundo livro e na segunda temporada da série de TV através dos lábios de uma misteriosa mulher chamada Quaithe durante sua turbulenta estadia em Qarth.
“Para ir para o Norte, deve viajar para o sul. Para alcançar o Oeste, tem de ir para o leste. Para ir em frente, deve voltar para trás, e para tocar a luz, tem de passar sob a sombra.”
O que isso significa?
Embora a rainha Targaryen não tenha compreendido a profecia, alguns dos fãs montaram suas próprias teorias.
A história de Daenerys começou, nos livros e na série, com sua inclusão no Khalasar de Khal Drogo através de um casamento. Nos primeiros 16 anos de sua vida (ou 13, se formos contar pelos livros) ela foi uma garotinha indefesa e influenciável nas mãos de seu irmão Vyserys, mas ganhou personalidade, força e independência apenas após Khal Drogo e, principalmente, após rumar para o leste e ouvir a profecia sobre seu filho, que seria o Garanhão que cavalga o mundo.
Com a morte de Drogo, ela seguiu em frente e em direção ao Oeste. Se a profecia estiver realmente certa, para conquistar seus objetivos Daenerys precisaria voltar ao passado e ir para o leste, ou seja: Voltar às origens de sua força no Mar Dothraki, e esse foi, finalmente, seu plot na sexta temporada. Voltando ao seu passado (emergindo do fogo e tendo todos os Dothraki ajoelhados para servi-la novamente) e com o novo acordo de Tyrion com os Grandes Mestres, Daenerys acaba de firmar seu futuro.
Isso pode acontecer nos livros?
Sim. A vida da Daenerys é lotada de profecias e visões. Quando ela esteve na casa dos imortais (No segundo livro e na segunda temporada de GoT) várias pistas do futuro da saga aparecem, como a Guerra dos Cinco Reis e o Casamento Vermelho. Foi lá que ela também ouviu uma outra profecia feita pelos próprios imortais:
“Três cabeças tem o dragão [..] Mãe de Dragões… Filha da Tormenta […] Três fogueiras deve acender: uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor […] Três montarias tem de montar… Uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor […] Três traições conhecerá… Uma vez por sangue, uma vez por ouro e uma vez por amor…”
Três fogueiras. Se a cena da série se repetir no livro, essa será uma das fogueiras. Ninguém sabe bem quais são elas, mas eu presumi que a primeira fogueira (Do Khal Drogo) foi pelo amor, e a fogueira deste episódio é pela vida. Qual seria a fogueira pela morte? Será que isso significa a morte da personagem?
Uma das visões dela também envolve “Uma fileira de velhas nuas saindo de um grande lago e ajoelhou-se tremendo diante dela”. Esse lago existe lá no Mar Dothraki (provavelmente em Vaes Dothraki, mas eu não me lembro bem) e as velhas podem ser as Dosh Khaleen, as viúvas dos Khals.
O que esperar para as próximas temporada da personagem:
Com seus dragões soltos, o apoio de todos os Dothraki, sua profecia praticamente realizada e a ajuda de Tyrion Lannister, o que podemos esperar de Daenerys nesta temporada é uma enorme movimentação para seu deslocamento para Westeros, embora ela provavelmente só vá alcançar o continente lá na sétima ou oitava temporada.Ou talvez não. São só só suposições.
Valar Morghulis