Primeiras Impressões: O Cristal Encantado – A Era da Resistência amplia o universo criado por Jim Henson

Danilo de Oliveira
6 Min de Leitura
Netflix/Divulgação

Alguém se lembra do épico de fantasia O Cristal Encantado, realizado por Jim Henson, o criador dos Muppets juntamente com Frank Oz, artista por trás do fantoche do Yoda na trilogia clássica de Star Wars?

Creio que a resposta da maioria mais nova seja um não, até porque o filme lançado na década de 80 apesar de sucesso na época, tenha ficado um tanto na memoria das pessoas que viveram pelos anos 80 e 90, onde o filme sempre era exibido nas tardes da Globo e SBT. Filmes clássicos como Historia Sem Fim, O Labirinto foram grandes percussores da fantasia nessa época e O Cristal Encantado contribui e muito pra isso. Ele foi o primeiro épico do gênero a trabalhar somente com marionetes anatrômicas, somente com atores fazendo o trabalho de voz. As diversas criaturas que povoam o mundo de Thar, tem expressões e visuais incríveis que até hoje impressionam como foi feito tudo aquilo.

A Netflix pensando em ampliar seu catalogo de produções originais, traz de volta a história, agora em formato de série que antecipa os eventos descritos no filme original e mantendo suas características clássicas que prestam uma homenagem e ampliam o universo criado pelo falecido autor dos fantoches. Pra essa missão a filha do autor Lisa Henson produz juntamente com o diretor Louis Leterrier (que dirigiu O Incrível Hulk no MCU e assina a direção de todos os episódios da série) para dar novamente vida ao mundo de Thar nos mesmos moldes que a aventura foi concebida há 37 anos atrás.

Netflix/Reprodução

A convite do serviço de streaming conferimos os primeiros 5 episódios da série que estreia amanhã(30) no catalogo e o sentimento que vêm primeiramente é de nostalgia! Sério, pra quem viu o filme original, tudo é feito da mesma forma, auxiliada com a tecnologia de hoje em alguns momentos pra expandir e nos dar mais detalhes de um mundo magico.

A trama acompanha 3 Gelfling, Rian (Taron Egerton), Brea (Anya Taylor-Joy) e Deet (Nathanie Emmanuel) descobrindo o segredo terrível por trás do poder de Skeksis e começando uma jornada épica para acender as chamas da rebelião e salvar o próprio mundo.

Por ser em formato de série mesmo mantendo o estilo narrativo inicial do longa, A Era da Resistência, consegue ampliar mais desse universo magico, mostrando como ele era antes dos eventos do original. Ficamos sabendo mais dos Gelfling, seus costumes e trajeitos, assim como um pouco mais dos obscuros e repulsivos Skeksis, alias o trabalho mantido com as marionetes é o grande destaque. Expressões, detalhes e criatividade nos designs chamam atenção a todo momento. Os Skeksis tem feições ameaçadoras e repulsivas ao mesmo tempo e muitos momentos você consegue até sentir um certo nojo por alguns deles e os efeitos práticos são os grandes responsáveis por isso. O mundo de Thar é vasto e a fotografia é muito bela e auxiliada por efeitos visuais enchem os olhos no design de produção da série.Pode ser que a galera da geração CGi não seja tão atraída por isso, mas é um trabalho que impressiona como foi realizado.

Netflix/Reprodução

Mais esse formato de série, principalmente sendo da Netflix, a duração(quase 1 hora os episódios) em alguns momentos cria certas gorduras em um roteiro que nunca quer ou exige ser complexo. assim como o original, seus diálogos e estrutura de trama, são bem simples como os filmes de fantasia da década de 80 e também com aquele estilo meio dark delas (principalmente vindo dos vilões) que acaba fazendo a série demorar um certo tempo pra engrenar. A apresentação é boa pra construir seus protagonista, mas demora pra a trama seguir seu curso, tanto que é no quinto episódio(o ultimo que podemos ver) que ela tem um grande impulso nesse sentido.

No mais estou curioso pra fechar a temporada e ver os desenrolar da trama e como ela vai se encaixar com o a trama original. Outro ponto que quase esqueço de destacar é o elenco de voz, que é incrível! Mark Hamill,Simon Pegg, Helena Boham Carter, Natalie Dormer,Alicia Vikander, Andy Samberg são alguns dos muitos atores que dão vida aos personagens na série.

Netflix/Reprodução

O Cristal Encantado: A Era da Resistência em seu primeiro momento é uma nostálgica visita ao mundo idealizado pelo seu criador Jim Henson. Agora é esperar e ver seu desenrolar pra termos a certeza do saldo positivo da série.

Os 10 episódios da primeira temporada estarão disponíveis na Netflix a partir do dia 30 de agosto.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *