O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou pelo Twitter que mandou recolher a edição encadernada de Vingadores: A Cruzada das Crianças da Bienal do Livro do Rio, que acontece até o dia 8 de setembro.
No video publicado na rede social, o prefeito alega que a HQ tem “conteúdo sexual para menores” e deve ser embalado e lacrado em plástico preto, com um aviso sobre o conteúdo do lado de fora.
Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades. pic.twitter.com/sFw82bqmOx
— Marcelo Crivella (@MCrivella) September 5, 2019
Lançada pela Editorial Salvat em parceria com a Panini Comics, a HQ Vingadores: a Cruzada das Crianças, escrita por Allan Heinberg, tem como personagens centrais o Wiccano e Hulkling, casal abertamente homossexual da Marvel.
Na última quarta-feira (04), o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) chegou a criticar a comercialização da publicação na Câmara dos Vereadores do Rio. Ele apresentou moção de repúdio à Marvel, à Panini e à editora Salvat. “Um alerta aos pais! O livro infantil da Marvel que propaga o homossexualismo para as crianças!”, disse.