Lançado na última terça (5) em diversos países, Pokémon Go parou de funcionar no Brasil na manhã desta quarta-feira (06). Muitos usuários notaram que o jogo abre, mas o mapa não tem conteúdo algum.
Pokémon, ginásios e outros locais com itens sumiram do mapa, impossibilitando avançar de qualquer maneira no jogo.
Não há qualquer tipo de comunicado oficial por parte da Nintendo ou Niantic, produtores do jogo, mas fica a impressão de que se trata de um bloqueio por geolocalização, ou seja, o game identifica que está sendo jogado no Brasil, onde ainda não foi lançado oficialmente, e bloqueia todo o conteúdo.
O curioso é que a loja dentro do game, que permite comprar itens para ajudar na captura de Pokémons, está funcionando normalmente.
A Niantic revelou que tem ciência de diversos problemas, como alto consumo da bateria e distorções de áudio. Entretanto, nada é dito sobre a ausência completa de Pokémons e outras formas de interação no mapa.
O game, desenvolvido pela Niantic em parceria com a Pokémon Company, permite que usuários explorem uma versão do mundo real na qual monstrinhos estão escondidos por todos os lados. Trata-se de uma experiência de realidade aumentada: enquanto anda por um parque, por exemplo, um jogador pode encontrar, lutar contra e capturar um Bulbasaur.
O jeito então é esperar o lançamento oficial do game!