Pluft: O Fantasminha adapta a clássica obra do teatro para as crianças de hoje

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura
Dt Filmes/Divulgação

Baseado na peça teatral infantil da década de 50 escrita por Maria Clara Machado, Pluft: O Fantasminha é a mais nova produção nacional voltada para a criançada a aportar nos cinemas.

A clássica história do fantasminha que tem medo de gente, e que encanta plateia nos teatros a mais de 60 anos carrega em sua nova adaptação cinematográfica a mesma ingenuidade e jeito simplista em contar uma historia de amizade e coragem para uma nova geração.

A trama nos apresenta a história da jovem estudante Maribel (Lola Belli), neta do famoso Capitão Bonança. Esse último deixou um tesouro que poucos sabem. O vilão Pirata Perna de Pau é um desses que sabe do tesouro, assim, em busca dessa descoberta, sequestra Maribel e a prende numa casa isolada perto do mar. Nessa casa, mora Pluft (Nicolas Cruz) e sua família de fantasmas que ajudarão Maribel a fugir das garras do terrível vilão. Embarcando em um grande aventura, eles também contarão com a ajuda dos amigos da protagonista, Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Julião (Hugo Germano).

Dt Filmes/Divulgação

Com uma estrutura simples, Pluft é uma produção focada no público infantil e possui uma trama simples e objetiva que aposta na comédia de costumes e em uma trama repleta de piratas e fantasmas para prender a atenção da gurizada. A direção de Rosane Svartman (Desenrola)  opta sempre em usar cenas em planos abertos para mostrar o local onde a história está e planos fechados para destacar a atuação de seu elenco que abraça bem a produção e entregam bem suas funções. Um fator interessante que pode ser um forte elo de interação com os pequeninos que assistirão a esse trabalho é a parte das músicas. Jingles vão encaixando em cenas, um background sonoro muito divertido (para toda a criançada cantar junto). Inclusive, a voz inigualável do músico Frejat faz parte da trilha sonora.

Outro ponto a ser destacado é sua parte técnica! O longa além de ser a primeira produção nacional live-action a ser realizada em 3D, a produção se utilizou de inúmeros recursos práticos para juntamente com o CGi pudesse realizar um trabalho incrível , principalmente na composição dos fantasmas, onde as filmagens foram feitas em uma piscina de treinamento de bombeiros localizada em São Paulo.

Dt Filmes/Divulgação

Todo o elenco está se divertindo e como disse acima contribuem bem para seus papeis, destaque para Juliano Cazarré que interpreta um Perna de Pau divertidíssimo de se ver devido as caricaturas que o ator concede. Já as caricatura do trio composto por Arthur Aguiar, Hugo Germano e Lucas Salles acabam sendo muitos momentos um tanto que forçado e o exagero acaba perdendo o timming das piadas, mas nada que estrague o resultado geral do longa.

Pluft: O Fantasminha é filme leve e bastante divertido que tem a pretensão de agradar seu publico alvo e fazer os adultos relembrar de seus momentos como crianças ao acompanhar a obra de Maria Clara Machado nas telonas. A boa mensagem do roteiro sobre o tema do medo do que é ou de quem é diferente é bastante atual e muito bem desenvolvida no filme.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *