Depois de muito mistério nas redes sociais, a Sony revelou o Playstation 5 Pro! O console é uma versão revisada do atual videogame da empresa, com mais poder de processamento, visual diferenciado e outros atrativos. Mark Cerny, arquiteto do videogame, garante que este é “o console mais poderoso” já produzido pela empresa.
O Playstation 5 Pro será lançado ainda em 7 de novembro de 2024 e com preço estimado em US$ 699,99. Ele virá com 2TB de armazenamento, sem leitor de disco, controle DualSense e será compatível com todos os jogos existentes e futuros da biblioteca do PS5. Nem mesmo o tradicional stand para colocar o console na vertical virá junto, será vendido separadamente.]
O PlayStation 5 Pro tem o mesmo processador AMD Zen 2 do console original, mas operando com 10% a mais de performance; sua placa gráfica parece ter o maior salto, saindo de 10,28 teraflops na primeira versão para 33,5 teraflops — na prática, isso deve se traduzir em uma performance 45% melhor. A principal novidade é o PlayStation Spectral Resolution, o PSSR. A nova tecnologia deve se assemelhar ao DLSS da Nvidia, que é capaz de aumentar resoluções de 1080p para 4K sem pedir muito mais performance, e mantendo uma boa fidelidade visual.
O console conta com incremento gráficos que usam inteligência artificial para upscalling de processamento e Advanced Ray Tracing, oferecendo um efeito visual de Ray Tracing maior e mais presente do que no PS5 original.