Pedágio | Uma visceral e verdadeira obra do cinema nacional

Danilo de Oliveira
3 Min de Leitura
Paris Filmes/Reprodução
5 Excelente
Crítica - Pedágio

O cinema nacional tem obras incríveis que passam muito despercebida do grande público, muitas vezes por não haver uma grande distribuidora envolvida ou grandes astros em seu elenco.

Exibido em festivais renomados como San Sebastian e Toronto, Pedágio é uma dessas obras, um filme que aborda com coragem temas cruciais e relações familiares enraizadas em nossa cultura, além de um apuro técnico primoroso de sua realizadora, a diretora Carolina Markowicz.

Paris Filmes/Reprodução

O filme acompanha Suellen, uma cobradora de pedágio que se envolve em atividades ilegais para conseguir dinheiro para uma causa que ela julga ser muito nobre: financiar a ida de seu filho, Tiquinho, ao caríssimo curso de “cura gay” ministrado por um famoso pastor estrangeiro.

Esse embate familiar, entrelaçado com a dura realidade da vida, preconceito e verdades impostas, é o cerne da trama. A relação mãe e filho não chega a mostrar os personagens como antagonistas. Há sentimentos conflitantes mas não falta amor. Essa relação repleta de altos e baixos, acaba se transformando em mais um elo (e porque não um personagem) que segue como uma sombra para todas as ações e consequências que se chocam no destino dos protagonistas.

Markowicz, conhecida por sua habilidade ímpar em contar histórias visuais, tece uma trama envolvente que vai além do óbvio. Suellen vive perdida e sem chão em um relacionamento abusivo, repleto de falsas promessas, carente e solitária e que parece despejar as frustrações de sua vida em seu filho por sua opção sexual. Já Tiquinho, mesmo sofrendo as agressões por parte da mãe, segue seu caminho, driblando e lutando pra furar essa bolha conservadora.

Paris Filmes/Reprodução

É interessante como o longa traz a moralidade cinza da sociedade a questão, mostrando que por vezes, pessoas que se dizem “de bem” na maioria, só utiliza isso pra esconder suas condutas errônea. Além disso, o filme é uma crua e verdadeira realidade sendo exposta de forma corajosa por sua realizadora.

Há momentos de que algumas cenas parecem querer trazer um certo humor, mas realmente elas mostram como essas ações são vergonhosas e como estão no cotidiano de muitas pessoas.

O elenco também auxilia para essa a grandiosidade e potencial do roteiro. Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, passam humanidade e verdade para cada um de seus personagens e vimos os dilemas vividos por eles.

Paris Filmes/Reprodução

Pedágio é uma obra visceral e verdadeira sobre a realidade de muitas famílias atualmente, que incita reflexões e amplia o diálogo sobre temas sensíveis. O longa sem dúvidas é uma contribuição significativa ao cenário cinematográfico nacional e merece esse reconhecimento. Vale o ingresso!

Crítica - Pedágio
Excelente 5
Nota Cinesia 5 de 5
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *