Adaptando mais uma obra de Dav Pilkey ( As Aventuras do Capitão Cueca) O Homem-Cão é por si só mais uma obra peculiar pelo sua concepção, mas que entrega uma produção incrivelmente divertida e gostosa para a criançada, ao mesmo tempo que é mais uma bela e criativa animação da DreamWorks.
Metade humano, metade cão. O Homem-Cão nasce depois de um acidente entre um policial humano e seu fiel cachorro de estimação durante uma operação. Uma operação para salvar a vida dos dois realiza a fusão do corpo de um com a cabeça do outro (isso mesmo que você leu). Sob essa nova identidade, o homem-cão vira então um protetor da cidade e precisa parar os planos de destruição do malvado gato e supervilão Pepê. Pronto para criar uma versão sua em miniatura, o pequeno Pepezinho, e duplicar sua capacidade criminosa, o gato, porém, perde o controle da situação e acaba precisando se unir com o homem-cão. Os dois precisam, então, correr contra o tempo para salvar o pequeno gatinho das garras de um inimigo em comum.

O roteiro é simples e bem objetivo, tendo um início até que bem frenético para mostrar a origem do Homem-Cão e logo depois engrenar em sua história que explora de forma simples mas muito cativante e divertida paternidade, amizade e segundas chances.
As sacadas espertas sobre a cultura pop são ótimas tanto para a criançada quanto para adultos. Os personagens são um charme de peculiaridades: temos o protagonista meio cão, meio policial especialista em kung-fu e obcecado por esquilos, que transmite diversas emoções sem o uso de diálogos e seus inimigos: o gato mais maligno do mundo e um peixe tele cinético perturbado e alguns prédios irados.
A fotografia cheia de cores e a qualidade técnica da produção dão a ideia de que estamos vendo uma tirinha de um quadrinho em movimento, sendo mais um excelente trabalho da Dreamworks. A textura dos personagens, as cenas de ação e a dinâmica entre eles é ótima, mas o grande destaque é o vilão da trama, que tem um arco muito tocante e bem construído durante o filme.

O Homem-Cão é mais um grande acerto da DreamWorks trazendo uma aventura simples, mas repleta de diversão para toda a família e que não esquece de sua estética criativa.