Nosso Lar 2: Os Mensageiros | Sequência explora histórias de superação e fé para ensinar as doutrinas espíritas

Danilo de Oliveira
4 Min de Leitura
2.5 Regular
Crítica - Nosso Lar 2

Sucesso do cinema nacional em 2010, Nosso Lar, adaptou o livro de Chico Xavier, um dos maiores expoentes da doutrina espírita do Brasil e levou mais de 4 milhões de espectadores.

Quartorze anos depois, Nosso Lar 2: Os Mensageiros, estréia nos cinemas nacionais trazendo mais uma obra do escritor e responde e explora questões importantes de como ficam aqueles que não cumpriram sua missão.

A trama adaptado de outro livro de Chico Xavier “Os Mensageiros” acompanha o médico André Luiz (Renato Prieto), que se junta a um grupo de espíritos mensageiros da cidade espiritual Nosso Lar, liderados por Aniceto (Edson Celulari), na missão de ajudar a salvar projetos de vidas que estão prestes a fracassar. Entre eles estão Otávio (Felipe de Carolis), Isidoro (Mouhamed Harfouch) e Fernando (Rafa Sieg).

Star+/Reprodução

Se no original, o foco era maior no mundo espiritual e seus conceitos, a sequência aborda muito mais os conceitos da doutrina, com histórias que se passam em nosso plano e nos conecta nas histórias desses personagens para nos falar mais sobre os ensinamentos e que nem sempre os adeptos da fé a usam para o bem, fazendo bem o paralelo com outras religiões, além de recentes casos como o de João de Deus por exemplo.

Além das ricas mensagens espirituais,o longa é interessante em explorar que mesmo no plano espiritual, a perfeição não é universal, já que as pessoas ainda tem pendências e necessidades emocionais de suas vidas terrenas. O personagem de Fábio Lago, é um perfeito exemplo disso e serve quase de uma representação aos iniciantes na abordagem dos conceitos espíritas. Essa camadas dão leveza e até um grau de complexidade e humanismo a trama.

Star+/Reprodução

O filme tem como abordagem principal o destino dos espíritos que não cumpriram suas missões espirituais, o relacionamento entre espíritos que se conheciam em vidas passadas e questões sobre o livre arbítrio. Com isso, apesar da trama nunca abrir um grau de dificuldade para ser entendida, ao contrário do seu antecessor, ela se faz voltada para o público que conhece a doutrina, visto que muito ensinamentos apesar de serem abordados no texto, não é tão explorado pra o público mais leigo no assunto.

As interpretações estão boas e dentro do que a obra se propõe de cada, destaque claro para Edson Celulari que traz uma calma e leveza, além da sabedoria para seu mensageiro Aniceto.

Porém se o longa traz bons conceitos em sua trama, sua parte técnica é seu calcanhar de aquiles. O CGi e o design de produção tem muitas inconsistências e trazendo um visual a lá as novelas da Record visto o tão mal feito. A parte de captação sonora é bem mal feita, (principalmente em cenas externas) e que parece ser atualmente não só dele mas um problema de várias produções recentes no Brasil.

Star+/Reprodução

Pra finalizar, Nosso Lar 2, apesar dos problemas na sua parte técnica,entrega uma bela história de perda, superação e fé, além de explorar os ensinamentos da doutrina espírita para seu público. Como preferido por Anicieto no filme: “O Mundo precisa de Histórias Felizes”.

Crítica - Nosso Lar 2
Regular 2.5
Nota Cinesia 2.5 de 5
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *