John Wick estabeleceu uma nova tendencia para o cinema de ação da atualidade. Ação visceral, poucos cortes, câmera fixa e ótimas coreografias de dubles criaram um novo padrão de exigência em uma produção do gênero. Não é a toa que seus realizadores fundaram a 87 North, produtora que além da franquia protagonizada por Keanu Reeves tem no currículo Deadpool 2, Velozes e Furiosos: Hobbs and Shawn, Trem Bala e agora Noite Infeliz, que traz a figura clássica do Papai Noel para ser um herói de ação com o selo de qualidade da produtora.
No longa David Harbour dá vida ao São Nicolau, o velhinho que na madrugada do dia 25 de dezembro sai por aí voando em um trenó e distribuindo presentes para as crianças que foram boazinhas durante o ano. Porém, neste Natal, o Papai Noel está descontente, decepcionado com os pequenos que só pensam no consumo. Assim, ele afoga as mágoas em bebidas alcóolicas e já projeta abandonar o seu posto no futuro.
Mesmo assim, ele segue com as suas entregas, até que, durante sua visita à casa dos Lightstone, o Papai Noel se vê no meio de um sequestro, com um grupo de mercenários querendo o dinheiro da poderosa família e colocando em risco a pequena Trudy (Leah Brady) — e é por causa dela que o Santa Claus decide arregaçar as mangas, pegar uma marreta, tirar o cabelo dos olhos com um coque samurai e cair na porrada contra os bandidos.
Dirigido por Tommy Wirkola (de João e Maria: Caçadores de Monstros) com Pat Casey e Josh Miller (dupla da franquia Sonic) no roteiro, a produção consegue de maneira sagaz ser um filme natalino com ação característica da franquia John Wick, transformando o Noel num Duro de Matar de deixar quem cruze seu caminho com as pernas bambas de medo. Aliás a base do roteiro lembra bastante Duro de Matar e seu John Mclanen (que coincidentemente, seu primeiro filme se passa no Natal) e junto a isso, os roteiristas ainda trazem o que seria uma versão de Esqueceram de Mim para maiores com a pequena Truddy inserida nesse arco. Sério, essas cenas são as mais hilariantes e brutais do longa!
Harbour com seu imenso carisma entrega um Papai Noel beberrão e ranzinza, mas de bom coração, mas claro que não tem pena de pilhar corpos dos inimigos que cruzam seu caminho. As cenas de ação são muito bem inventivas em misturar as habilidades do Noel com diferentes armas que está a sua disposição no momento. Destaque para uma cena com um martelo e muito gore!
Noite Infeliz é um filme que sabe trabalhar bem com o que tem em mãos e entrega um divertido longa de Natal com bastante ação. Para os amantes da ação é um presente de Natal se concretizando!