A Nintendo apresentou oficialmente nesta quarta-feira (10) o Switch Lite, nova versão compacta do seu console.
Focado em jogabilidade portátil, o console tem o display e controles integrados em um único dispositivo e abre mão de uma série de funções do Switch tradicional para tornar o Switch mais leve e barato.
Entre os recursos que não estarão no Lite está o suporte ao dock, o que significa que ele não poderá ser conectado à TV. O novo console também não terá Joy-cons destacáveis – o que significa que não pode acessar o Nintendo Labo e não terá HD rumble e a câmera infra-vermelha, duas funções dos Joy-cons tradicionais.
Além do visual novo, o console Lite também conta com algumas mudanças de design de usabilidade, incluindo a substituição dos botões direcionais do lado esquerdo por um D-Pad. Segundo a Nintendo, o console também suportará nativamente apenas jogos do Switch que podem ser jogador no modo portátil – incluindo títulos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, Super Smash Bros. Ultimate e Mario Kart 8 Deluxe.
Ainda assim, será possível conectar o Switch Lite com pares avulsos de Joy-cons para jogar games que exigem controles destacados, como 1-2 Switch e Super Mario Party. Os controles terão que ser comprados de forma avulsa e precisarão de outro dispositivo para serem carregados.
O Switch Lite estará disponível em três cores: cinza, amarelo e turquesa. O console será lançado em 20 de setembro por US$ 199 – o equivalente a R$ 750 em conversão direta.