O Nintendo Switch atingiu uma importante marca para se figurar entre os consoles mais vendidos da história. A empresa japonesa revelou que seu console híbrido já foi enviado a mais de 122 milhões de pessoas até 31 de dezembro do ano passado, deixando para trás o Game Boy (118 milhões) e PlayStation 4 (117 milhões).
Restam somente duas plataformas na frente do Nintendo Switch: Nintendo DS com 154 milhões de unidades vendidas e o PlayStation 2, que ocupa o topo da lista com 155 milhões de consoles enviados aos gamers de todo o globo.
Com o crescente volume de vendas, aumentou também o número de jogos enviados. Desde que foi lançado em 2017, quase um bilhão de jogos de Nintendo Switch foram vendidos (994 milhões, precisamente). Esse é um novo recorde entre os consoles da Nintendo, que antes pertencia ao DS com pouco mais de 948 milhões de jogos vendidos. Confira abaixo os títulos mais vendidos (em milhões de unidades) de Switch até 31 de dezembro de 2022.
Mesmo com esses números aumentando cada vez mais, a Nintendo teve queda no lucro nesses primeiros nove meses do ano fiscal de 2023, período iniciado em abril do ano passado. Segundo a Big N (via VGC), as vendas caíram em 1,9% e o lucro foi 5,8% menor do que o esperado.
A queda na receita acontece por conta da diminuição na venda de hardware (consoles). Em relação ao mesmo período em 2021, a Nintendo vendeu 21,3% menos Switch em 2022. A empresa atribui essa queda a falta de semicondutores na indústria e a mudanças nos câmbios de moedas pelo mundo.
Por conta disso, a Nintendo espera vender menos Switch até março, quando encerra o atual ano fiscal. A expectativa, que antes era de 19 milhões de unidades, agora cai para 18 milhões, o que leva a diminuição da receita neste período também. Caso essa previsão venha a acontecer, seria o terceiro ano consecutivo de queda nas vendas do console híbrido da empresa.
O Nintendo Switch está entrando em seu sexto ano de vida e não seria surpresa a diminuição nas vendas do console. Resta saber se a Nintendo pretende deixar seu console híbrido alcançar o topo do ranking dos mais vendidos para então lançar uma nova geração.