Depois de anunciar uma perda significativa de 200 mil assinantes no primeiro trimestre, o CEO da Netflix, Reed Hastings revelou que nos próximos dois anos a plataforma deve desenvolver os detalhes de um plano mais barato para seus assinantes, com a inclusão de propagandas no meio das séries e filmes.
“Vocês sabem que eu sempre fui contra a complexidade da publicidade, e a favor da simplicidade do modelo e assinaturas. Mas, mesmo que eu tenha essa preferência, sou ainda mais a favor do poder de escolha do consumidor. Permitir que eles tenham acesso ao conteúdo que querem de forma mais barata, se não se importarem com as propagandas, faz sentido para mim“, comentou Hastings.
Como o CEO apontou, o modelo de incluir um plano mais barato através da veiculação de propagandas já é utilizado por concorrentes como Hulu e HBO Max no mercado norte-americano. O Disney+ também está desenvolvendo uma opção semelhante.
É a primeira vez em 10 anos que a empresa observa uma decrescente no número de usuários pagos.
Segundo dados divulgados, o primeiro semestre no streaming encerrou-se com 221,64 milhões de assinantes, um declínio em relação aos 221,84 milhões do fim de 2021. Anteriormente, a Netflix previa 2,5 milhões de assinantes novos no trimestre de janeiro a março de 2022.