A Netflix divulgou durante o intervalo comerciais do BET Awards, no último domingo (24), um video com 47 criadores e atores negros da plataforma de streaming. Spike Lee (Malcolm X), Ava DuVernay (Selma), Lena Waithe (Master of None) e Mike Colter (Luke Cage) são só alguns dos que estão na foto.
Isso não é um momento. É um movimento. pic.twitter.com/VQN3mmbdCC
— Netflix Brasil (@NetflixBrasil) June 25, 2018
Narrado por Caleb McLaughlin, o Lucas de Stranger Things, o vídeo fala em representatividade da negritude no audiovisual.
“Este é um novo dia, construído do chão destruído das nossas lendas. Um dia para nossa geração ver experiências incalculáveis da nossa negritude representando uma gama ilimitada de identidades. Interpretando reis e rainhas de nossos bairros, derrotando forças maiores do que a vida, tentando virar o nosso mundo de cabeça para baixo. Nós nos levantamos em qualquer palco e em todas as telas. Um dia em que as mulheres negras são corajosamente as protagonista, sejam como detentas ou acadêmicas. Nós não somos um gênero porque não há só um jeito de ser negro. Estamos escrevendo enquanto negros, cheios de nuances e complexos; resilientes e fortes. Este não é um momento. Isso é um movimento. Somos fortes protagonistas negros. Hoje é um ótimo dia em Hollywood.”
A mensagem, aliás, é clara: este não é um momento, é um movimento pela mudança.
O vídeo faz parte da campanha “Strong Black Lead“, que busca, nas palavras de sua organizadora, Maya Watson Banks, “representar um foco bastante intencional da Netflix em conversar de forma autêntica com as audiências negras”.
Só no streaming é possível ver boas séries como Cara Gente Branca, Ela Quer Tudo, Orange is the New Black, Luke Cage e 3%, todas lideradas por atores negros ou ao menos com personagens negros de peso.