Por: Lucas Nascimento dos Santos
Um dos principais objetivos da Campus Party é promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica nas cidades em que é realizada. Esse encontro acontece na área open (aberta e de acesso gratuito), local que é considerado pelos organizadores como o coração do evento, pois é lá em que ocorre o verdadeiro encontro entre a feira tecnológica e os cidadãos comuns, ou seja, onde a Campus abraça a cidade.
Na histórica primeira edição da Bahia, este setor trouxe coisas inéditas (Arena Kids) e outros atrativos que você não pode perder:
Campeonato de Robótica: Estudantes de diversos níveis competem com suas equipes e seus robôs em uma eletrizante batalha;
Palco Empreendedorismo: Espaço onde acontecem palestras sobre inovação e workshops sobre empreendedorismo nas mais diversas áreas;
Arena Kids: Pela primeira vez em uma Campus, a criançada ganhou um espaço só delas. O imenso stand conta com Autorama de Robôs, Futebol de robôs e jogos com óculos de realidade virtual. Além disso, no palco anexo ocorrem apresentações de companhias teatrais e encontros com youtubers, como a youtuber Bibi Tatto, presença confirmada nesse sábado;
Stand #EduLivre: Projeto inovador de educação digital, o #EduLivre oferece cursos para jovens entre de 16 à 29 anos via internet e em uma parceria com empresas e colaboradores, projeta esses jovens no mercado de trabalho. O stand oferece detalhes sobre o projeto e oferece brindes;
*Site do #EduLivre: https://www.edulivre.org.br/
Stand do Governo do Estado: Simuladores de Vôo em Aviões e Asa-Delta, coordenados pelo Centro Jovem de Ciência e Cultura, aplicativos de sustentabilidade, aplicativos, jogos em realidade virtual e exposição da plataforma educacional Anísio Teixeira, plataforma criada em software livre para promover mídias e tecnologias digitais para a educação no nível fundamental e médio;
*Link da plataforma Anísio Teixeira: http://www.educacao.ba.gov.br/anisioteixeira
Stand A Tarde: Além de comportar a redação do jornal A Tarde, o stand está registrando projetos com foco social (áreas variadas) e irá selecionar os cinco melhores para uma matéria e entrevista no jornal;
Cabines de Start Ups: corredor de empreendedores apresentando seus projetos comerciais, inovações em serviços, como aplicativos, e tecnologias variadas;
Cabine FTC: Inovações construídas pelos alunos de Sistema de Informação, Eng. Mecatrônica, Eng. Elétrica e Eng. de Automação, como impressoras 3D, “Sumô” de robôs ejogos em realidade virtual e computador. Oferece brindes;
Cabine UniJorge: Oferece jogos digitais, além de ser a cabine para os projetos de comunicação da faculdade, o NUPRAC e a Radio Já;
Cabine Unifacs: Apresenta projetos inovadores, como o drone que caça focos de dengue e o robô que coleta lixo;
Stand Ford: Mostra inovações tecnológicas nos carros da montadora e faz brincadeiras valendo brindes.
Lucas já que gosta de escrever vai uma dica, quando resgatar uma notícia, relembre o lead respondendo ao leitor as perguntas: O que, quem, quando, porque, como e onde? Assim facilita! Sucesso!
Muito obrigado, Fernanda. Não vou esquecer sua dica ^^