Entre o dia 11 (quarta) e 15 (domingo), uma mostra itinerante vai mostrar o melhor do cinema negro em quatro bairros de Salvador. Os filmes são de cineastas brasileiros e de países africanos – é uma grande oportunidade para quem quer diversificar o que assiste! A Mostra Itinerante De Cinema Negro – Mahomed Bamba está em sua primeira edição e acontece até domingo.
No total, são mais de 35 longas e curtas de diversos gêneros: tem animação, filmes experimentais, documentários e outros. As exibições acontecem na Sala Walter da Silveira, nos Barris, e de forma nômade no Cabula, Uruguai e Garcia. E o melhor: o evento é gratuito!
Professor da UFBA falecido em 2017, Mahomen Bamba (nascido na Costa do Marfim) é homenageado na mostra
Além da exibição de filmes, o evento promove oficinas e debates para quem quer saber mais sobre a produção audiovisual. Haverão oficinas para crianças, sobre elaboração e desenvolvimento de projetos e um minicurso sobre cinema africano. Na abertura, que acontece amanhã, a baiana Luedji Luna vai fazer um show no SESC Pelourinho (os ingressos custam R$10 E R$5).
A baiana Luedji Luna vai animar a abertura do evento
A coordenadora do projeto, Daiane Rosário, cineasta, explica que a mostra “é um momento de levar filmes nacionais e internacionais se realizadores negros para o público”. Afinal, onde em Salvador podemos ver filmes do cinema negro? “O cinema é uma arma potente para levar cultura para dentro dos bairros. A ideia é que as pessoas se vejam, e se vejam além da representação do negro que ficou conhecida”, afirma Rosário.
Mais informações no Facebook do evento, aqui.